allco

1075 palavras 5 páginas
FACULDADE DOS GUARARAPES

CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PROGRAMA INTERDISCIPLINAR COMUNITÁRIO

RELATÓRIO SOBRE O CREAS

JABOATÃO DOS GUARARAPES, SETEMBRO DE 2013.

RELATÓRIO SOBRE O CREAS

JABOATÃO DOS GUARARAPES, SETEMBRO DE 2013.
O que é o CREAS?

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos como violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto etc.
Por seu caráter de serviço social, que reintegra pessoas à sociedade, o Creas também faz parte do Plano Brasil Sem Miséria ao contemplar pessoas em situação de extrema pobreza. Atualmente, o País conta com 2.155 unidades espalhadas pelo território.
O serviço tem como foco a família e a situação vivenciada. O Creas atua dando à família o acesso a direitos socioassistenciais. Além disso, busca a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários.

Como é o Trabalho desenvolvido no CREAS?

De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, pactuada na Comissão Intergestores Tripartite – CIT, e aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social, por meio da Resolução Nº 109 de 11 de dezembro de 2009, o CREAS pode ofertar os seguintes serviços:
Nome do Serviço
Descrição do Serviço
Unidade de Oferta do Serviço
Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI
Serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça e

Relacionados

  • Finanças
    1096 palavras | 5 páginas