Allan mccollum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Allan McCollum
Nasceu em 1944 em Los Angeles, EUA.
Vive e trabalha em Nova York.

Allan McCollum realizou a sua primeira exposição individual em 1971 e desde então construiu um extenso currículode exposições no circuito de arte mundial incluindo a 43ª Bienal de Veneza (1988), a Dokumenta 8 (1988) e a Bienal de Sidney (1990). Produziu dezenas de obras para o espaço público em cidades nos EUAe na Europa. É professor há mais de três décadas e lecionou, entre outras instituições, na Florida State University, Rhode Island School of Design, Bard College/Center for Curatorial Studies, ColumbiaUniversity, Yale University e MIT - Massachusetts Institute of Technology. Participou de outras exposições com curadoria de Ivo Mesquita, "Fotogramas: Arte e Cinema na Coleção de Marieluise Hessel",que passou por São Paulo e Rio de Janeiro, em 1997 e 1998.

Na 28ª Bienal de São Paulo, McCollum vai mostrar uma instalação composta de uma série de 1.800 desenhos chamada simplesmente "Desenhos"("Drawings"). Estes desenhos foram feitos em 1988 por meio de um processo que combina a produção em série e a intervenção exclusiva.

O sistema criado por McCollum começou com o desenho de trêslinhas curvas feitas à mão. Depois de produzir variações e distorções em cada linha curva, combinou-as compondo uma espécie de vocabulário. Depois de feitos centenas de desenhos dessa maneira, elesserviram de base para a criação de cerca de 200 moldes plásticos, que foram então usados na composição de outros desenhos.

Sua idéia com este trabalho foi produzir símbolos que significassemsimultaneamente uma unidade e uma individualidade. "O que me interessa são os modos como uma ‘imagem’ pode convidar uma variedade de pessoas a considerarem a si mesmas como um grupo, como pode acontecer com osbrasões de família, logos, bandeiras e outros. Unimos-nos em torno de imagens e símbolos, bem como em torno de idéias", diz.

Segundo Allan McCollum, vivemos um paradoxo da tentativa de pertencer a...
tracking img