ALISTADESCHINDLER

817 palavras 4 páginas
Um filme simplesmente sensacional! Seja pela sua hist�ria, ou pela sua fotografia, ou pelas atua��es fant�sticas que os protagonistas desempenham, mas sem d�vida, � um filme para ser visto e revisto!

A filme conta a hist�ria controversa de Oskar Schindler (Liam Neeson � atua��o perfeita) m t�pico fanfarr�o, simpatizante do nazismo, rico, mas que pela sua extrema solidariedade para com o ser humano, � capaz de �perder� toda a sua fortuna, em prol de salvar mais de mil judeus dos campos de concentra��o.

Schindler usava a sua fortuna para comprar tudo que bem entendia: mulheres, bebida, bens, produtos no mercado negro, al�m de pessoas do alto escal�o da Gestapo. Em uma dessas transa��es, ele conhece Itzhak Stern, um contador judeu, que lhe convence de que a m�o de obra judia � a melhor e mais barata que ele pode conseguir. A partir da�, Schindler passa a contratar judeus para trabalhar com ele. Logo depois, a guerra eclode ainda mais, e Hitler lan�a a campanha �Solu��o Final�, cujo objetivo era acabar de vez com os guetos. Em vista de perder a sua m�o de obra barata, Schidler, faz um acordo que os seus funcion�rios sejam colocados em um local mais seguro. Por�m, a sua vers�o humana fala mais alto, quando em visita a um dos campos de exterm�nio, onde presencia a real situa��o na qual est�o os ditos �n�o arianos�, ele acaba fazendo a famosa �lista�, com a ajuda de Stern, onde constam os 1.100 nomes que comporiam a lista, Schindler viria a pagar um boa soma de dinheiro a Goeth (Amon Goeth comandante de Auschwitz, interpretado por Ralph Fiennes, em sua estr�ia no cinema), que tomaria as medidas necess�rias para o que o desvio de rota fosse bem sucedido, levando os presos para a Tchecoslov�quia e n�o para Auschwitz.

�Schindler fundou a f�brica de utens�lios de cozinha Emalia para enriquecer com a guerra. Nela empregou entre 1939 e 1944 muitas centenas de judeus. Eram a sua for�a de trabalho, empregados especializados, mesmo que n�o o fossem, n�o deixavam de ser

Relacionados