Alinhamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Antes mesmo de sua implantação, o Grupo Volvo discutiu e analisou com o Governo da Suécia e Setores Organizados da Sociedade, incluindo os sindicatos, um novo processo que diferente de outros desenvolvidos no século XX, dava mais atenção ao ser humano.
A Volvo iniciou suas atividades na Suécia, em 1926, montando automóveis e caminhões. A sociedade foi formada por Assar Gabrielsone Gustarf Larson, com o intuito de produzir veículos seguros e resistentes ao clima frio do país e também as estradas inadequadas. Até 1970 atuou como montadora local e em 1974 ao adquirir uma montadora holandesa a Volvo iniciou seu processo de internacionalização.
Na década de 80, com 40% da mão de obra feminina, a Volvo colocou em funcionamento uma moderna fábrica na cidade de Uddevalla naSuécia, esta fabrica foi considerada inovadora, pois levava em consideração a experiência do ser humano mais importante que a produção, se preocupando com a capacidade e as limitações do ser humano.
Após a crise nos anos 90, esta fabrica foi fechada e mesmo depois, alguns de seus princípios continuaram servindo de modelo para as indústrias contemporâneas. O sistema Volvo de produção foi um dos maisimportantes do século XX, ao lado do Sistema Ford e do Toyota.
O modelo sueco de gestão representou uma terceira via de desenvolvimento econômico e social, situando-se entre o liberalismo e a economia planejada e que pregava a justiça e negociação coletiva entre parceiros sociais, associando melhoria contínua à igualdade e paz social (AKTOUF, 1996).

Novo modelo de gestão em Uddevalla
Estaregião encontrava-se em declínio econômico e a Volvo recebeu vários incentivos do governo para instalar sua fabrica, desde o inicio o sindicato dos trabalhadores foi envolvido no processo de instalação e organização e os trabalhadores tiveram participação no desenvolvimento do projeto. Os objetivos desse envolvimento era garantir os empregos e também a qualidade do trabalho a ser desenvolvido nanova planta.
Uddevalla foi projetada considerando a presença de seres humanos atuando em meio à tecnologia e equipamentos avançados. A Volvo teve por objetivo criar condições para tornar tanto operários como ambiente produtivo mais saudáveis, prezando isto a Volvo se adequou as Normas Internacionais de produção e democratização da vida no trabalho. Sendo assim o sindicato estabeleceu quatrocondições fundamentais para o funcionamento adequado: montagem dos veículos estacionaria, sem esteira móvel ou rolante; ritmo de trabalho não fixado pelas máquinas; ciclo de trabalho com um máximo de 20 minutos cada um e; processo de montagem dos veículos não excedendo 60% do tempo de trabalho, exigência que não foi efetivamente atendida.
Nesta planta foram testadas alternativas para o trabalhodesenvolvido no chão da fabrica, com menor repetição de movimentos, com maior conteúdo e motivação para o trabalhador, eliminou-se a linha de montagem e cada automóvel passou a ser produzido no mesmo local por 8 a 10 pessoas, desta forma elas passaram a ter o conhecimento de todo o processo de montagem com o mínimo de repetição das tarefas.
Os operários deixaram de fazer simples partes de veículos parase tornarem montadores de um automóvel completo, cada equipe conseguia montar um automóvel inteiro em duas horas, o absenteísmo e a rotatividade, problemas crônicos nos anos 70 e 80, diminuíram com o novo processo de trabalho, processo este que visava aumentar a capacidade produtiva, reduzindo custos e elevando a qualidade.
Cada grupo de trabalho passou a ter uma sala equipada com cozinha,banheiro, chuveiro e computador. O ambiente é iluminado com luz natural e são extremamente limpos. Antes de iniciar o trabalho todos os operários passam por um período de treinamento inicialmente de quatro meses, após recebem mais cursos de aperfeiçoamento e ao final de um ano e meio espera-se que todos saibam montar um automóvel.
O objetivo do modelo desenvolvido pela Volvo, a exemplo dos outros...
tracking img