Alinhamento de eixos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A permissão para tradução e divulgação deste artigo pelo www.manter.com.br ,
é uma cortesia de John Piotrowsky.

Traduzido por Julio Nascif Xavier - Tecém Tecnologia Empresarial.


Introdução

As perguntas mais freqüentes formuladas por gerentes, engenheiros, supervisores, contratantes, profissionais da área, referentes ao alinhamento (ou desalinhamento) de eixos e sua importância namanutenção industrial de máquinas rotativas são discutidas a seguir. O que é, exatamente, alinhamento de eixos?


Em termos bastante simples, desalinhamento de eixos ocorre quando as linhas de centro dos eixos de rotação de duas (ou mais) máquinas não estão em linha um com o outro. Por mais simples que isso possa parecer existe uma considerável confusão que é feita pelas pessoas que estãojustamente iniciando o estudo dessa matéria, quando tentam definir precisamente a quantidade de desalinhamento que pode existir entre dois eixos ligados por acoplamentos rígidos ou flexíveis.
Qual a precisão que um alinhamento deve ter?
Como você mede o desalinhamento quando existem tantos tipos diferentes de projetos de acoplamentos?
Onde o desalinhamento deve ser medido?
O desalinhamento é medidoem... mils, graus, milímetros de “ofsete”, arcosegundos, radianos?
Quando o alinhamento deve ser medido... Quando as máquinas estão paradas ou quando elas estão rodando?
Em termos mais precisos, o desalinhamento de eixos é o desvio da posição relativa do eixo de um eixo colinear de rotação medida nos pontos de transmissão de força (ou potência) quando o equipamento está rodando nas condiçõesnormais de operação. Para entender melhor esta definição, vamos dissecá-la em partes de modo a ilustrar claramente o que está envolvido. O desvio relativo à posição do eixo é calculado pela medida da diferença entre a linha de centro atual de rotação de um eixo e a linha de centro de rotação projetada do outro eixo.



Figura 1 Condição típica de desalinhamento



Mostra uma situação típica dedesalinhamento em um motor e uma bomba. Para um acoplamento flexível aceitar ambos, desalinhamentos paralelo e angular, deve haver pelo menos dois pontos onde o acoplamento possa ter “flexibilidade” ou acomodar a condição de desalinhamento. Pela projeção do eixo de rotação do motor em direção ao eixo da bomba e vice versa, há um desvio mensurável entre os eixos de rotação projetados de cada eixo ea linha de centro atual de cada eixo onde a potência está sendo transmitida através do acoplamento de um ponto flexível a outro.
Desde que nós medimos o desalinhamento em dois planos diferentes – vertical e horizontal, deverão existir quatro desvios que ocorrem em cada acoplamento. No exemplo mostrado, note que há um desvio horizontal e um desvio vertical no ponto de transmissão de potência,tanto no motor quanto na bomba. O objetivo da pessoa que está fazendo o alinhamento é posicionar as carcaças de tal modo que esses desvios estejam abaixo de certos valores de tolerâncias, ou toleráveis. Um guia para essas tolerâncias está mostrado na figura 2 que ajudará a estabelecer a meta para o pessoal que está executando o alinhamento.

Figura 2 Guia de tolerância de alinhamento de eixosA última parte da definição de alinhamento de eixos é provavelmente a mais difícil de se obter e usualmente um aspecto do alinhamento que é geralmente mais ignorado. Quando se dá partida nos equipamentos rotativos os eixos se movem para outra posição. A causa mais comum desse movimento é devido a variações de temperaturas que ocorrem nas carcaças das máquinas e daí esse movimento é comumentereferido como alinhamento a frio e a quente. Essas variações de temperatura são causadas pela fricção nos mancais ou por variações térmicas que ocorrem líquidos e gases do processo. O movimento das máquinas pode também ser causado por reação ao processo de conectar uma tubulação ou contra-reação devida à rotação do rotor, algo parecido às forças que você experimenta quando tenta mover seu braço com...
tracking img