Alimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Alimento Transgênico?

Os genes presentes no núcleo das células que contêm todas as informações necessárias à vida, é chamado de código genético. A engenharia genética permite transferir umgene de um organismo para outro, podendo ser da mesma espécie, ou não.

Os alimentos transgênicos são aqueles que tiveram introduzido entre seus genes um novo gene ou fragmento de DNA, peloprocesso de DNA recombinante ou engenharia genética

Se você ainda não conhece essa sigla ainda vai ouvir falar muito dela. OGM quer dizer Organismo Geneticamente Modificado. Ou, simplesmente, transgênico.Trocando em miúdos, trata-se de um ser vivo cuja estrutura genética - a parte da célula onde está armazenado o código da vida - foi alterada pela inserção de genes de outro organismo, de modo aatribuir ao receptor características não programadas pela natureza. Uma planta que produz uma toxina antes só encontrada numa bactéria. Um microorganismo capaz de processar insulina humana. Um grãoacrescido de vitaminas e sais minerais que sua espécie não possuía. Tudo isso é OGM.

Bactérias transgênicas

As técnicas de clonagem molecular já vem sendo usadas comercialmente há vários anos. Aprimeira aplicação comercial ocorreu com a produção de insulina humana para o tratamento do diabetes. Antigamente os diabéticos utilizavam insulina de origem suína, o que podia provocar reações de rejeiçãopelo organismo porque a insulina humana e a suína são muito parecidas mas não exatamente iguais. Atualmente, a insulina para diabéticos é fabricada por bactérias. O gene que produz a insulina humanafoi clonado, ou seja, isolado e transferido para uma bactéria. As bactérias crescem e se multiplicam em tanques de fermentação, produzindo insulina humana em grandes quantidades.

Riscos à saúde ?Teoricamente existem alguns riscos como a possibilidade do DNA inserido no alimento ser tóxico. É possível também que o produto do DNA inserido (uma proteína) possa causar toxicidade ou reações...
tracking img