Alimentos e suas propiedades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
De acordo com o Institute of Medicine, alimentos funcionais são alimentos que contém produtos potencialmente saudáveis, incluindo qualquer ingrediente alimentar ou alimento modificado que possafornecer benefício saudável, além dos nutrientes tradicionais.



A alegação de propriedade funcional de acordo com a ANVISA é aquela relativa ao papel metabólico ou fisiológico que o nutriente ou nãonutriente tem no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo humano.

O American Journal of Clinical Nutrition descreveu as alegações funcionais como tipo A e B. Ado tipo A refere-se às consequências positivas de interações entre os componentes dos alimentos e funções no organismo sem referência direta à redução no risco de qualquer enfermidade. Exemplo:prevenção do estresse oxidativo – antioxidantes.

Já o tipo B refere-se a redução no risco de doença pelo consumo de componentes alimentares específicos ou misturas. Exemplo é a redução do risco dedoença cardiovascular ou câncer.

Veja aqui alguns alimentos funcionais:

1 – Soja: A principal substância estudada, a isoflavona tem potente efeito na redução do colesterol e LDL (gordura que causainfartos, AVC e outras doenças), diminuição do risco cardiovascular, ajuda a diminuir o peso corporal, redução no risco de osteoporose e cálculo renal. Por seus efeitos hormônio-símile com o estradiolela diminui os sintomas da menopausa. Além destes efeitos, ela auxilia na função imune, antioxidante e bem estar.

2 – Alho: Rico em compostos organosulforados tem ação na redução do colesterol total,ajuda a diminuir a pressão arterial, auxilia no controle do diabetes, é anticancerígeno, antioxidante, antibiótico e previne a formação de coágulos.

3 – Chocolate: Suas substâncias ativas estão nocacau e tem ação como poderoso antioxidante, redução na agregação plaquetária (redução de doenças cardiovasculares), modulação do humor. A recomendação é consumir o chocolate amargo e acima de 50%...
tracking img