alimentos transgenicos

Páginas: 11 (2654 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2014
SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 4
ALIMENTOS TRANSGÊNICOS 5
PONTOS POSITIVOS 6
PONTOS NEGATIVOS 6
ALGUNS PAISES QUE CULTIVAM ALIMENTOS TRANSGÊNICOS 6
CLONAGEM 8
A CLONAGEM INDUZINA ANIMAL: 9
A CLONAGEM INDUZIDA VEGETAL 10
A CLONAGEM IN VITRO DE PLANTAS OU MICROPROPAGAÇÃO 12
TIPOS DE CLONAGEM 13
CLONAGEM NATURAL: 13
Clonagem INDUZIDA ARTIFICIALMENTE: 14
CLINAGEM REPRODUTIVA: 14
CLONAGEMEMBRIONÁRIA 15
CLONAGEM TERAPÊUTICA: 16
CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19










INTRODUÇÃO

Os alimentos transgênicos são produzidos a partir de organismos cujo embrião foi modificado em laboratório, pela inserção de pelo menos um gene de outra espécie. Alguns dos motivos de modificação desses alimentos são para que as plantas possam resistir às pragas de insetos, fungos,vírus, bactérias e herbicidas. O mau uso de pesticidas pode causar riscos ambientais, tais como o aparecimento de plantas resistentes a herbicidas e a poluição dos terrenos e lençóis de água.  Trata-se de um tema atual e interessante, que de uma certa forma preocupa a todos, pois não se sabe responder com precisão se os alimentos transgênicos fazem bem ou mal.
A Clonagem é um mecanismo comum dereprodução de espécies de plantas ou bactérias. Um clone pode ser definido como uma população de moléculas, células ou organismos que se originaram de uma única célula e que são idênticas à célula original. Em humanos, os clones naturais são os gêmeos idênticos que se originam da divisão de um óvulo fertilizado. Existem vários tipos de clonagem, a natural, induzida, reprodutiva e terapêutica.ALIMENTOS TRANSGÊNICOS

Os alimentos transgênicos  são geneticamente modificados com o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produção e a resistência às pragas, visando o lucro.

O DNA desses alimentos é modificado.
Em algumas técnicas, são implantados fragmentos DNA de bactérias, vírus ou fungos  no DNA da planta. Esses fragmentos contêm genes que codificam aprodução de herbicidas. As plantas que receberam esses genes produzem as toxinas contra as pragas da lavoura, não necessitando de certos agrotóxicos. Algumas são resistentes a certos agrotóxicos, pois em determinadas lavouras precisa-se exterminar outro tipo de vegetal, como ervas daninhas, e o mesmo agrotóxico acaba prejudicando a produção total.
Alguns produtos são modificados para quecontenha um maior valor nutricional, como o arroz dourado da Suíça, que é muito rico em betacaroteno, substância precursora de Vitamina A. O arroz é um alimento muito consumido em todo o mundo, e quando rico em betacaroteno, ajuda a combater as doenças por deficiência de vitamina A.
Alguns vegetais são modificados para resistirem ao ataque de vírus e fungos, como a batata, o mamão, o feijão e banana.Outros são modificados para que a produção seja aumentada e os vegetais sejam de maior tamanho.

Pontos positivos
Aumento da produção
Maior resistência à pragas (vírus, fungos, bactérias e insetos)
Resistência aos agrotóxicos
Aumento do conteúdo nutricional
Maior durabilidade e tempo de estocagem
Pontos negativos
A seleção natural tende a ser maior nas plantas que não sãotransgênicas.
Eliminação de populações naturais de insetos, animais e outras espécies de plantas.
Aumento de reações alérgicas em determinadas pessoas
Alguns países que cultivam alimentos transgênicos


Estados Unidos: melão, soja, tomate, algodão, batata, canola, milho.
União Europeia: tomate, canola, soja, algodão.
Argentina: soja, milho, algodão.

Desde o final da década de 70, pesquisadores domundo inteiro aprenderam a transferir genes de um organismo para outro, seja ele animal ou vegetal, alterando suas características naturais. Com isso, tornaram possível criar porcos com menos gordura na carne, plantar feijão com mais proteína nos grãos ou soja resistente a herbicidas. O lançamento da soja transgênica no mercado aquece a polêmica sobre a biotecnologia em 1999. Essa planta tem em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alimentos Transgênicos
  • alimentos transgênicos
  • Alimentos transgénicos
  • Alimentos transgenicos
  • Alimentos Transgenicos
  • Alimentos transgênicos
  • Alimentos transgenicos
  • alimentos transgenicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!