Alimentos orientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Oriente que quer dizer o lado do sol nascente, para além dessa acepção geográfica, a palavra oriente tem naturalmente uma conotação política e cultural. Os ocidentais, ou seja, europeus e americanos consideram os asiáticos como orientais, mas já não consideram assim os australianos, nem mesmo os seus aborígenes. A divisão do mundo em Ocidente e Oriente é conhecida na Europadesde 292 d.C.
A alimentação japonesa é rica em peixes, algas marinhas, vegetais, soja e arroz. Apesar de terem pouca área de cultivo, os japoneses utilizam as tecnologias modernas para produzirem grandes quantidades de cereais, hortaliças e frutas. Já a falta de bons terrenos de pastos dificulta o desenvolvimento da pecuária, tendo uma alimentação com pouca carne. Este tipo de alimentação à base depeixe e vegetais é considerado muito saudável, mas, no entanto, a falta de leite e dos seus derivados leva muitas vezes a problemas de saúde relacionados com a falta de cálcio como a osteoporose. Como em todas as sociedades, a cultura da China influencia a culinária deste país. Nesta sociedade esta influência acentua-se bastante, pelo que a dieta chinesa baseia-se no princípio do Yin e Yang, comorigem no taoísmo, em que os aromas, as cores, os sabores e as texturas dos alimentos se equilibram, tendo em conta que os opostos se complementam. Os alimentos mais comuns são o arroz, o peixe, a carne de porco, os legumes, a carne de cão, de gato ou de cobra, insetos e até mesmo tubarão.
A Índia é outro país onde a religião está bastante presente na alimentação, visto que segundo a maioritáriareligião da Índia a vaca é um animal sagrado e como tal não é consumida normalmente como em Portugal por exemplo. A base da cozinha indiana é a mistura de ervas e especiarias, nas quais se destacam o açafrão, a canela, a pimenta preta ou a mostarda, daí que a comida indiana seja especialmente conhecida pelos aromas picantes. As comidas do dia-a-dia são constituídas geralmente por arroz, vegetais nasua grande maioria, e também algumas carnes como de frango, bode ou cordeiro.
Na Tailândia também se come muito arroz, mas, no entanto sem qualquer tipo de molho e apenas branco. Legumes como o gengibre, dão origem a molhos para as carnes e peixes em conjunto com amendoim, leite de coco, óleo de ostras, coentros ou alho. Não só se encontram pratos picantes, mas também pratos doces, fazendo acozinha tailandesa um conjunto de sabores harmoniosos.
A alimentação oriental, apesar de ser diferente de país para país, tem muito aspectos em comum, entres eles, o consumo de soja e seu uso em alimentos fermentados.
Indústrias de processamento de soja selecionam a matéria-prima com base no peso, umidade, impurezas e danos grãos. Diferenças de propriedades químicas e físicas de cultivares desoja não são tomadas em consideração no processamento soyfood. As informações sobre essas características podem ajudar as indústrias de alimentos obterem produtos com melhores qualidades funcionais, nutricionais e sensoriais com maior custo-benefício.
Proteínas, ácidos gordos (oleico, linoleico e linolénico) e os conteúdos de açúcar, bem como a ausência de enzimas lipoxigenase, granulometria,hilo claro e tempo de cozimento são algumas das características que podem ser modificados através de melhoramento genético, a fim de obter cultivos de soja adequados para o consumo humano. Estas características devem ser confirmados por física, química e análise sensorial.
A soja é uma fonte importante de proteína de alta qualidade. Cultivos de soja com alto teor de proteínas permitem a produçãode alimentos com valor nutritivo superior e rendimento, tais como leite de soja e tofu. A baixa concentração de ácido linoleico e linolênico poliinsaturados ácidos graxos e ácido oléico maior teor de óleo estável aumento e evitar a oxidação e produção de off-flavors durante processamento de alimentos. Eliminação genética das enzimas lipoxigenase pode melhorar o sabor dos produtos de soja...
tracking img