Alimentos funcionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
- Alho: As diferentes formas de alho (in natura, extrato,pó, óleo) implicam em diferentes composições químicas e resultados. O uso de alho em pó com alto teor de aliina, é capaz de reduzirinflamação e infecções. A alicina, produto gerado quando o alho in natura é esmagado, também auxilia no processos inflamatório, muito utilizado em lesões articulares.
- Azeite de olivaextravirgem: O consumo de 50ml de azeite de oliva extravirgem reduz processo inflamatório;
- Açaí: é um alimento interessante pela sua densidade energética e riqueza de antioxidantes eminerais. O consumo da polpa de açaí liofilizada é uma forma prática de consumo eu mantém suas propriedades nutricionais preservadas.
- Uva e suco de uva: O suco de uva possui um elevado teor deaçúcar, principalmente na forma de glicose e frutose, tornando-se uma alternativa de administração de carboidrato durante a atividade desde que haja tolerância gastrointestinal. Além disso,contém grande quantidade e variedade de polifenóis. O suco de uva tinto apresentou maior atividade antioxidante em relação ao suco de uva branca, devido às quantidades de polifenóis totais,sendo, portanto um produto de elevado potencial antioxidante.
- Oleaginosas: As oleaginosas também possuem elevada capacidade antioxidante, sendo que as nozes, pistache e avelãs possuem estemaior potencial.
- Chá verde: Possui atividade antioxidante, alem de conter cafeína que exerce importante efeito estimulante.
- Geléia Real: Propriedade antimicrobiana, imunomoduladora eantioxidante. Além disto possui um alto teor de leucina, um dos aminoácidos com habilidade de estimular a síntese protéica.
- Mel: Exerce atividade antioxidante e reduz a suscetibilidade ainfecções pelo vírus influenza. Além disso, a composição de carboidratos do mel pode ser aproveitada para uso durante a atividade física para otimizar a duração do glicogênio muscular.
tracking img