Alimentos funcionais

Universidade Paulista- unip
Instituto de ciências humanas- ICH
Campus Marquês

Ano 2010
Universidade Paulista- unip
Instituto de ciências humanas- ICH
Campus Marquês

Trabalho sobrealimentos funcionais
Da matéria de Nutrição e Dietética,

Ano 2010
Sumario

1...introdução.
2 a 3...conceito dos alimentos funcionais.
4 a 6...Alimentos que prolongam a vida.
7...Alimentos quecombatem o câncer, atrite e que diminuem o colesterol.
8...Alimentos que contem Omega 3.
9...Referências.

Introdução

Diversas práticas alimentares milenares e muito saudáveis, provenientes doExtremo Oriente, especialmente do Japão e da China, deram origem ao conceito de alimentos funcionais, que melhoram o funcionamento do organismo e ajudam a prevenir ou mesmo curar disfunções e doenças.Outros alimentos funcionais muito importantes são utilizados em práticas dietéticas da Região do Mediterrâneo.
A influência das dietas orientais e mediterrâneas sobre os perfis de morbi-mortalidade pordoenças cardiovasculares e certos tipos de câncer é notável, visto que apesar do consumo per capita de bebidas alcoólicas no Oriente e no Mediterrâneo ser maior que o do Ocidente (Estados Unidos,diga-se), o consumo de frutas e verduras é maior naqueles países e menor nos Estados Unidos, país em que a ingestão calórica e lipídica por habitante é muito superior comparado aos países das regiõescitadas. Assim, estas dietas menos calóricas e lipídicas e mais ricas em vitaminas e fibras têm sido uma das explicações do por que a mortalidade por doenças cardiovasculares é muito menor nos países doMediterrâneo e Oriente em relação aos Estados Unidos.

1
O Conceito dos Alimentos Funcionais
Pode se considerar como alimento funcional, todo aquele que apresenta uma ou mais substâncias com funçõesfisiológicas e bioquímicas benéficas à saúde do homem (NEUMANN ET al., 2000). Neste sentido, a Associação Dietética Americana elaborou um “glossário” contendo as principais definições básicas do...
tracking img