Alimentos funcionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Alimentos funcionais são definidos como qualquer substância ou componente de um alimento que proporciona benefícios para a saúde, inclusive a prevenção e o tratamento de doenças. Esses produtos podem variar de nutrientes isolados, produtos de biotecnologia, suplementos dietéticos, alimentos geneticamente construídos até alimentos processados e derivados de plantas. Alguns parâmetros devem serlevados em conta em relação aos alimentos funcionais, tais como exercer um efeito metabólico ou fisiológico que contribua para a saúde física e para a redução do risco de desenvolvimento de doenças crônicas. Nesse sentido, devem fazer parte da alimentação usual e proporcionar efeitos positivos, obtidos com quantidades não tóxicas e que exerçam tais efeitos mesmo após a suspensão da ingestão e quenão se destinem a tratar ou curar doenças, estando seu papel ligado à redução do risco de contrair doenças.

COMPOSTOS BIOATIVOS DOS ALIMENTOS FUNCIONAIS COM AÇÃO CARDIOATIVA.

Ácidos graxos
Grupo composto pelos ácidos graxos poliinsaturados, destacando as séries ômega 3 e 6, sendo que um ácido graxo é chamado de ômega 3 quando a primeira dupla ligação está localizada no carbono 3 a partir doradical metil (CH3), e ômega 6 quando a dupla ligação está no sexto carbono da cadeia a partir do mesmo radical.
Os principais ácidos graxos da família ômega 3 são o alfa-linolênico (C18:3 – 18 carbonos e 3 insaturações), o eicosapentanóico-EPA (C20:5 – 20 carbonos e 5 insaturações) e o docasahexanóico-DHA (C22:6 – 22 carbonos e 6 insaturações). Os ácidos graxos da família ômega 6 maisimportantes são o linoléico (C18:2 – dezoito carbono e 2 insaturações) e o araquidônico (C20:4 – 20 carbonos e 4 insaturações).
Os ácidos graxos de cadeia longa da família ômega 3 (EPA e DHA) são sintetizados nos seres humanos a partir do ácido linolênico. Este ácido graxo é também o precursor primordial das prostaglandinas, leucotrienos e tromboxanos com atividade antiinflamatória, anticoagulante,vasodilatadora e antiagregante.
O ácido linoléico, presente no óleo de girassol, pertencente ao grupo dos ácidos graxos ômega 6, é transformado pelo organismo humano no ácido araquidônico e em outros ácidos graxos poliinsaturados. Os ômega 6 derivados do ácido linoléico exercem importante papel fisiológico: participam da estrutura de membranas celulares, influenciando a viscosidade sangüínea,permeabilidade dos vasos, ação antiagregadora, pressão arterial, reação inflamatória e funções plaquetárias.
Exemplos de Ácidos graxos ω3 e ω 6: Peixes de água fria, óleo de canola, linhaça e nozes.
Adenosina
Esta substancia atua no ritmo de atividade dos neurônios, ou seja, atua como uma espécie de calmante do organismo.Age evitando coágulos evitando obstruções arteriais que levam a derrame einfarto.É de grande utilidade nos pacientes hipertensos devido ao fato de relaxar as fibras musculares e agir na elasticidade dos vasos sangüínios o que tem um importante papel na hipertensão arterial.É encontrado na cebola, alho e cogumelo preto. O café interfere na eficácia deste principio ativo, isto ocorre devido a cafeína.

Beta-glucanos
Componentes funcionais que protegem contra enfermidadescardiovasculares e circulatórias. Encontrados em abundancia nos alimentos: aveia,cevada, milho.

Carotenóides
Antioxidantes, anti-oncogênicos, reduzem o acúmulo de plaquetas evitando infarto e derrame cerebral. Encontrado em abundancia no tomate, cenoura, abóbora, espinafre,acelga, frutas cítricas,melão, pêssego.

Cumarinas
Atividade anti-oncogênica, antibiótica, previnem a coagulação nãodesejada do sangue, atuam no tratamento da salmonelose. São protetores vasculares, possuem propriedades espasmolíticas e vasodilatadoras. Encontrado na natureza em alimentos como: Cenoura, frutas cítricas, canela.

Fibras (Oligossacarídeos)
A fibra dietética é uma substância indisponível como fonte de energia, pois não é passível de hidrólise pelas enzimas do intestino humano e que pode ser...
tracking img