Alimentos energeticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A classificação dos alimentos de acordo com seu teor energético auxilia e muito na formulação de rações para os animais. Ao sabermos se um alimento é energético poderemos dosar uma quantidade x para a necessidade daquele animal, ou seja, sabemos que as diferentes fases de desenvolvimento requerem diferentes dietas. Outra questão que deve ser avaliada é a finalidade daquela dieta,se é para engorda, recria e etc. Por isso a importância de conhecer a diferença entre alimentos volumosos e concentrados. Isso nos ajudará na classificação e indicação de determinada ração. Ao decorrer desse trabalho, iremos abordar os alimentos energéticos e alguns exemplos dos mesmos.








2 ALIMENTOS ENERGÉTICOS
Alimentos com menos de 16% a 18% de proteína e alto teor deenergia são considerados energéticos. A energia é um dos elementos mais importantes de uma ração. Como fonte original de energia dentre os nutrientes, destacam-se os hidratos de carbono especialmente os componentes da fração química conhecida como “extrativos não nitrogenados” (E N N), ou seja, amido e açucares. As gorduras têm maior valor energético que os hidratos de carbono, cerca de, 2.25vezes. Mas em termos de disponibilidade econômica torna-se inviável para a agropecuária brasileira. A proteína é o terceiro nutriente que pode disponibilizar energia, mas sabemos que a conversão é menos eficiente no organismo dos animais e muito mais caro que os outros nutrientes.
Tendo em vista todas as disponibilidades e facilidades, devemos atentar para alimentos ricos em hidratos de carbonossolúveis. Sobre esses alimentos, busca-se fazer um levantamento das suas potencialidades quantitativas, em termos de produção por área e/ou total além de uma apreciação critica de seu conteúdo energético útil e respostas por parte dos animais alimentados. Alimentos energéticos compreendem principalmente os grãos dos cereais. Alguns exemplos de alimentos energéticos são o milho, cevada, aveia,centeio, sorgo, farelo de trigo, farelo de arroz, farinha de mandioca, melaço, etc.
* 2.1 MILHO
É o principal alimento concentrado dos animais. O Brasil ocupa as primeiras posições no mundo como produtor desse grão. Sua produção é quase que inteiramente destinada aos animais. Tem elevado teor de ENN (extrativos não nitrogenados), cerca de 73% e alto teor de gordura em torno de 4%,elevadíssimo valor energético, da ordem de 82% de NDT (nutrientes digestíveis totais). Além disso, é de alta apetibilidade pelos animais. O milho é considerado um alimento energético padrão para os animais, e pode-se dizer insuperável. Contudo, a sua produção por área ainda é baixa, comparada com aquela obtida em outros países, e a demanda nacional é muito grande, gerando freqüentemente a necessidade deimportação.
Sabemos que o milho tem um alto teor energético, porem um pobre teor proteico, tanto em quantidade quanto em qualidade.
* 2.2 CEVADA
Cereal de inverno, cuja produção é relativamente pequena. Tendo em vista seu valor energético 71% de NDT ou 3 128 Kcal de ED. É bom para ruminantes pelo seu alto teor de fibra, mas para monogástrico é inferior ao milho. Quando incluída nasrações, deve ser finamente moída e não ultrapassar 30%.
* 2.3 AVEIA
É uma fonte limitada de energia. O seu principal destino é para os ruminantes e equinos, devido ao elevado teor de fibra, estando a semente encoberta por glumas. Para suínos, o seu valor energético é calculado em NDT como 60% ou pouco mais. O seu uso seria, dentro da espécie suína, mais indicada para porcas gestantes.* 2.4 CENTEIO
Outro representante dos cereais de clima temperado é produzido em pequena escala em nosso país. Considerando-se o seu valor energético teórico como de 75% de NDT. Pesquisas revelaram que, quando o centeio substitui o milho em níveis percentuais de 25, 50 e 100, há redução de eficiência alimentar em todos os níveis. Algumas pesquisas indicam a presença de “ergot” (Claviceps...
tracking img