Alimentos energéticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1941 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os alimentos podem ser classificados em três tipos fundamentais, de acordo com sua função no organismo: plásticos (construtores), energéticos e reguladores.
Construtores - São os que se destinam a formar o nosso organismo, promovendo seu crescimento e a substituição das perdas que ele sofre. Exemplo: proteínas..
Energéticos- São os que fornecem a energia para a realização das funções doorganismo e para sua movimentação. Exemplo: amido e açúcares, lipídios.
Na realidade, todos os alimentos são construtores e energéticos ao mesmo tempo, embora alguns sejam mais construtores do que energeticos e vice-versa.Estes alimentos após ingeridos são transformados em energia cada alimento tem sua própria energia e nosso organismo aproveita tudo que é preciso para mante-lo saldáveis
Reguladores-são os alimentos que atuam regulando as reações quimicas que ocorrem dentro das celulas ou no material intercelular. São responsáveis pelo funcionamento harmônico do organismo. Exemplo: enzimas (lipases que atua nos lipidios, proteases que atua nas proteinas, amilase que atua no amido, etc..)
podemos também classificar os alimentos de acordo com os nutrientes que contêm. Assim teremos:carboidratos, proteínas, gorduras, minerais, vitaminas e água.

Alimentos energéticos
Os alimentos energéticos são aqueles que conferem mais disposição ao organismo, ideais para quem pratica algum esporte, são basicamente as gorduras e os açúcares.
dieta corretamente equilibrada devera conter todos os grupos alimentares essenciais para uma alimentação saudável que devera contar com 25% de proteínas, 55%de carboidratos e 20% de gorduras, sendo que os carboidratos precisam estar em maiores quantidades quando desejamos obter mais energias, nas gorduras boas e nas proteínas contamos com carboidratos presentes, mas em menor número.
Com uma dieta correta com alimentos energéticos não precisamos utilizar suplementos energéticos para ganharmos energia, mas devemos nos lembrar que existem algunsfatores que ajudam a roubar nossa energia como o estresse, o consumo das bebidas alcoólicas, o sono, o sedentarismo e o fumo, apesar dos alimentos saudáveis nos fornecer todas as energias que precisamos, devemos saber que não são todos os alimentos que possuem ação energética.


Por EX: após uma feijoada ou um churrasco ficamos com uma sensação ruim, isto se deve ao fato de alguns alimentosapresentarem este efeito devido à digestão fica mais difícil e lenta em nosso organismo, neste caso estão às carnes vermelhas e as gorduras de origem animal, o nosso corpo vai necessitar gastar mais energias para modifica-la e assim poder ser digerida pelos aminoácidos e os ácidos graxos presentes no nosso organismo.
Contrario aos alimentos energéticos estão o açúcar e a cafeína devido a eles consumiremas energias do nosso corpo, se consumidos em excesso eles causam um estado de alerta e grande agitação e com isto o nosso organismo precisa gastar muita energia para elimina-los.
Alguns exemplos de alimentos energéticos de baixas calorias são:
atum, sardinha, aspargos,couve, pepino, vagem, rabanete, abóbora, repolho,molho, batata doce, beringela,leite, iogurte, laranja,cenoura, tomate,morango,germem de trigo, tofu, frango,melão, mamão, abacaxi.
Estes alimentos são ricos em carboidratos e fornecem o combustível que o corpo necessita. No caso de atletas por consumirem muita energia e necessitarem de maior resistencia para o corpo suportar o desgaste físico, é importante que siga uma dieta equilibrada com energia extra, que deve ser preparada e adaptada por um nutricionista.
osprincipais alimentos energéticos.

Alimentos energéticos Bananas.

A banana ajuda a melhorar o nosso organismo, foi realizada uma pesquisa e publicada no Jornal Mind da Universidade de Oxford, que demonstrou que as pessoas idosas que possuem problemas de depressão ficam mais bem dispostas ao comer bananas devido ela ser um alimento energético e conter a proteína triptofano, esta proteína se...
tracking img