Alimentos energéticos, construtores e reguladores

Páginas: 3 (603 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2011
De acordo com a função que desempenham no organismo humano, os alimentos podem ser classificados em três grupos principais:

Reguladores, Energéticos e Construtores

Reguladores
São formados porvitaminas, fibras, minerais e água, os alimentos desta categoria hidratam o corpo, deixando os cabelos brilhantes, unhas fortes e pele macia. São encontrados em legumes, verduras e frutas. As fibrasajudam na digestão, facilitando o movimento dos alimentos no aparelho digestivo, e no bom funcionamento do intestino. Os alimentos reguladores podem ser comparados ao cimento, que une os tijolos dacasa, porque contribuem para que haja uma relação de equilíbrio entre os alimentos e o nosso organismo. Alimentos Classificados como Reguladores,que ajudam no funcionamento correto do corpo e prevençãode doenças. São eles os sais minerais e as vitaminas. Sais minerais são encontrados na água, e em diversos outros alimentos, tanto de origem vegetal quanto animal. Este último caso se aplica também àsvitaminas. Exemplos de alimentos ricos em sais minerais e vitaminas:carne, ovos, queijo, leite, vegetais (manga, uva, laranja, maçã, melancia, acerola, espinafre, agrião, beterraba, cenoura, pepino,berinjela, tomate, feijão, lentilha, arroz, etc.) e azeite.

Energéticos
Carboidratos e gorduras (também chamados de lipídios): são classificados como alimentos energéticos, já que é a partirdessas substâncias que o organismo adquire energia para realizar suas tarefas. Graças a isso e a tais alimentos, podemos realizar uma série de atividades, todos os dias. Para executar essas funções,primeiramente nosso organismo utiliza os carboidratos . Então nesta categoria temos o macarrão, pão, farinhas, açúcares, bolos, frutas, em vegetais como a batata e a mandioca; em cereais como o arroz, trigoe o milho; nos doces e no mel, ou seja, alimentos que contém carboidratos, compostos orgânicos que nos dão energia para trabalhar, estudar e brincar. Existem também os alimentos super energéticos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ALIMENTOS ENERGETICOS E CONSTRUTORES
  • Alimentos reguladores
  • Alimentos reguladores
  • Alimentos reguladores
  • Alimentos Energéticos
  • Alimentos energeticos
  • Alimentos Energéticos
  • Alimentos energéticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!