Alimentação saudável no âmbito escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 11 (2722 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE PESQUISA

TEMA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO ÂMBITO ESCOLAR

PÚBLICO ALVO:

Escolas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental

OBJETIVO GERAL

O objetivo principal do seguinte trabalho é conscientizar não só a escola, mas também a comunidade da importância de oferecer uma alimentação saudável para os alunos.

JUSTIFICATIVA

Nos dias atuais, a população em geral, vemconsumindo altas quantidades de alimentos industrializados com o pensamento de que estão bem alimentados. Estão deixando de ingerir frutas, verduras, legumes, etc... Como a escola tem um caráter educativo, este seria o ambiente ideal para trabalhar esta temática.

PROBLEMATIZAÇÃO

Como a escola tem exercido seu papel na prática como conscientizadora de uma alimentação saudável para os alunos e acomunidade?

METODOLOGIA

Ter uma alimentação saudável é muito importante para manter o corpo em boas condições que permitam a realização de todas as atividades do dia-a-dia. Além disso, ela fornece os nutrientes de que precisamos nas quantidades adequadas, diminuindo assim as chances de desenvolvimento de doenças como hipertensão arterial (pressão alta), diabetes, obesidade, doençascardiovasculares (do coração e dos vasos sanguíneos) e câncer.
Os alimentos são substâncias sólidas e líquidas que após serem ingeridas são quebradas pelo organismo em partes menores para serem usadas na formação e na manutenção do corpo, na regulação dos processos orgânicos e no fornecimento de energia.
Atualmente, algumas doenças, como o diabetes e as doenças cardiovasculares destacam-se por causa do grandenúmero de pessoas que têm atingido. Esse aumento do número de casos ocorre em razão das mudanças que a sociedade está passando nos últimos tempos. Como exemplo, podemos citar o aumento do consumo de alimentos que são ricos em gorduras e açúcares, a diminuição do consumo de alimentos regionais e aumento daqueles conhecidos como fast-food (alimentos rápidos), além de outros fatores, como a falta deatividade física.

Alimentação saudável na escola: reflexão inicial

Podemos perceber que a mudança no hábito da população tem cooperado para o aumento das doenças relacionadas à má alimentação. Cada fase da vida necessita de especial atenção no que diz respeito à alimentação.
Quando falamos de crianças, vimos que é nessa fase que são incorporados os hábitos alimentares que vão permanecerpor toda a vida.
Ainda nos referindo às crianças, é fundamental observarmos a importância que a escola exerce nessa fase da vida. Afinal, é na escola que elas passam pelo menos metade do seu dia e desenvolvem o convívio social, relações de aprendizado e afetividade.
Uma escola que promove a saúde é aquela que se preocupa com o bem-estar de todos os seus membros e por isso deve contribuir para odesenvolvimento de conhecimentos e habilidades.
Trazendo isso para o campo da alimentação, é possível compreender que a escola promotora de uma alimentação saudável é aquela que se preocupa com quem está cuidando da alimentação, a maneira como a comida é produzida, as informações que são passadas para as crianças e muito mais.
Podemos verificar duas diferentes realidades, que podem até mesmo serobservadas na escola, em especial na escola pública. De um lado, a criança que não tem o que comer em casa e que faz da merenda escolar sua única refeição diária; de outro, a criança com excesso de peso, cujo hábito alimentar já está comprometido por práticas não saudáveis como o consumo excessivo de alimentos inadequados.
Os hábitos e as preferências alimentares se formam desde o início dainfância até a adolescência. A casa e a escola são os principais ambientes em que são determinadas as escolhas infantis quanto à alimentação, pois são nesses lugares que as crianças passam a maior parte do tempo de suas vidas, ou seja, é onde os hábitos e os conhecimentos estão sendo construídos. Sendo assim, é dever de todo educador participar dessa construção.
A promoção da alimentação saudável...
tracking img