Alimentação na gestação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OS NUTRIENTES CERTOS PARA CADA FASE
PRIMEIRO TRIMESTRE
Ácido fólico — ou vitamina B9, é o nutriente mais utilizado pelas grávidas e indicado pelos médicos. E não é à toa. Sua ingestão previnedefeitos na formação do tubo neural do feto (estrutura que dará origem ao cérebro e à medula espinhal). Entretanto, boa parte dos ginecologistas e obstetras recomenda que a mulher que deseja engravidar jácomece a tomar a vitamina B9 pelo menos três meses antes da concepção e continue sua ingestão no primeiro trimestre de gestação. “Os médicos fazem essa prescrição, pois o consumo de ácido fólico nemsempre é suficiente ou mesmo ocorre por meio da alimentação”, explica Flávia Bulgarelli Vicentini, nutricionista da Clínica Espaço Leve, de São Paulo.
SEGUNDO TRIMESTRE 
Vitamina C — a substância agena formação do colágeno, que compõe pele, vasos sangüíneos, ossos e cartilagem, aumenta a absorção do ferro e fortalece o sistema imunológico. 
Magnésio — o mineral favorece a formação e ocrescimeto dos tecidos do corpo. 
Vitamina B6 — importante para o crescimento e o ganho de peso do feto e a prevenção da depressão pós-parto. 
Ferro — é essencial na produção de hemoglobina, proteína,responsável pelo transporte de oxigênio pelo sangue. Ele ainda previne anemias que podem acometer tanto o bebê quanto a mãe.
TERCEIRO TRIMESTRE
Cálcio — por conta de seu papel na formação óssea do bebê,segundo a nutricionista Mariana Del Bosco, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), o mineral é obrigatório na dieta da futura mamãe. Sua falta podeprovocar cáries, cãibras e unhas quebradiças. O cálcio tem outra nobre função: a de auxiliar a produção de leite após o parto. Ele ajuda ainda no processo de coagulação do sangue e na boa manutenção dapressão sangüínea, dos batimentos cardíacos e das contrações musculares. Mas vale uma dica: “evite consumir fontes de ferro e cálcio juntas, como carne e leite, pois um nutriente atrapalha a absorção do...
tracking img