Alimentação da criança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
cetam |
ENFERMAGEM PEDIATRICA |
ALIMENTAÇÃO DA CRIANÇA |
|

ALIMENTAÇÃO DA CRIANÇA

A alimentação e nutrição da criança adequada são requisitos essenciais para o crescimento e desenvolvimento de toda criança. Mas do que isso são direitos humanos fundamentais, pois, representam a base da própria vida.
Uma alimentação adequada compreende a pratica do aleitamento materno e a introdução,em tempo oportuno, de alimentos apropriados que completam o aleitamento materno em sua fase de crescimento, no qual a oferta de alimento deverá ser balanceada com minerais e vitaminas mais importante como o zinco. Ferro, cálcio e a vitamina D, devido a sua fase de desenvolvimento.
ALEITAMENTO MATERNO
Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profundaentre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, alem de ter implicações na Saúde física e psíquica da mãe.
O aleitamento materno é a alimentação ideal para todo lactente até o sexto mês de vida, principalmente no pós-parto, onde há presença de colostro com altoteor de proteínas.
* Aleitamento materno exclusivo – é aquele onde a criança recebe somente o leite materno direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceções de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratarão oral, suplementos minerais ou medicamentos.
* Aleitamento materno predominante – é quando a criança recebe, além doleite materno, água, chá ou suco
* Aleitamento materno – quando a criança recebe leite materno ou extraído, independente de receber ou não outros alimentos.
* Complementado – além do leite materno qualquer alimento sólido ou semi-sólido com a finalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo.
Saber amamentar não é uma característica inata da mulher e o sucesso da amamentação depende dacultura, informação, motivação, experiência, e vivencias pessoais, preparo durante a gestação e apoio na maternidade e em casa nos primeiros dias.
IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO
Vantagem para acriança
Evita diarreia - O leite materno promove o crescimento no intestino da criança, de microrganismo (lactobacilus) que fermentam a lactose, tornado as fezes mais freqüentes e menos consistente,principalmente nas duas primeiras semanas de vida, estes microrganismo impedem que outra bactéria se instalem e causem a diarréia.
Facilita, ainda a liberação de mecônio, diminuindo o risco de icterícia e protegendo contra obstipacao.
Diminui o risco de alergia à proteína do leite de vaca, de dermatite atópica e outros tipos de alergias.
Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto ediabetes- não só a criança adquire proteção contra diabetes, mas também a mulher que amamenta.
Reduz a chance de obesidade – quanto maior o tempo em que a criança for mamaetada, menor será a chance de ele vir a apresentar obesidade, devido ao mecanismo implicado a e3ssa proteção, onde encontram-se um melhor desenvolvimento da auto-regulacao de ingestão de alimentos da criança amamentada e a composiçãoúnica do leite materno participando no processo de programação metabólica induzindo o fenômeno de diferenciação metabólica. Alem de vários outros benefícios como melhor nutrição, efeito positivo na inteligência.
Alem de diminuir a mortalidade, o leite materno protege contra a incidência e gravidade de pneumonias, otite media, onfeccao do trato urinário, diversas infecções neonatais e outrasinfeccaoes.
Vantagens para a mãe
O vinculo afetivo entre mãe e filho proporcionado pela amamentação é de extrema importância, uma vez que o contato físico visual estabelece uma relação de confiança e intimidade entre os dois.
Diminuição do tempo de sangramento no pós-parto e a involução uterina mais rápida, devido a liberação de ocitocina pela hipófise, através da estimulação dos mamilos, como...
tracking img