Alienação política

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE RAIMUNDO MARINHO
Curso de Direito
Disciplina: Filosofia – prof. Mario Riquelme

Augusto César Fernandes Moreira

KARL MARX: ALIENAÇÃO POLÍTICA

Maceió - AL
2011
Augusto CésarFernandes Moreira

KARL MARX: ALIENAÇÃO POLÍTICA

Trabalho apresentado ao Curso de Direito, como exigência da disciplina Filosofia, ministrada pelo professor MárioRiquelme.

Maceió - AL
2011
KARL MARX: ALIENAÇÃO POLÍTICA

O economista, filósofo e revolucionário alemão, Karl Marx (1818-1883), também foi historiador, jornalista e teórico políticofiliado à esquerda hegeliana, foi o fundador da doutrina comunista moderna. Como autor de diversas obras, tais como O Capital, As lutas de classes na França, Introdução Crítica à Filosofia do Direito deHegel, entre outras, introduziu o conceito de alienação a partir das óticas religiosas, filosóficas, social, econômica e política.
A alienação religiosa, para Marx, é a alienação modelorepresentando a perda do ser humano e tornando-se a expressão suprema da alienação humana. Está baseada na sua afirmação de que “O homem faz a religião, a religião não faz o homem”, pretendendo abolir todae qualquer forma de religião que justifica todas as explorações capitalistas e burguesas, acusando especificamente o cristianismo de anestesiar humildes e deserdados por meio de prêmios na suapregação das injustiças sociais, sendo, portanto, a religião uma das formas de exploração capitalista.
A alienação filosófica, para Karl Marx, é aquela que se nutre do pensamento ou da reflexão, emdetrimento da ação e do real. Por isso, condena ele aqueles filósofos que se refugiam no pensamento, desligados da consciência da realidade.
A alienação social é vista por Marx comoresultado da existência de classes que são divididas de forma oposta e hostil, determinando a existência de classes dominantes e dominadas, numa luta constante e identificadas por seus interesses e...
tracking img