Alienação karl marx

Alienação

Resumo
Aborda-se o conceito de capitalismo, exploração do trabalhador, mais-valia, taxa de exploração e alienação, sendo este último o tema de trabalho e por isso o mais explorado.Marx, em suma, diz-nos em a alienação é a perda do homem de si mesmo.
É ainda feito uma pequena comparação com o filme de Charles Chaplin, “Tempos Modernos”.
Introdução
Este trabalho trata o conceitode alienação como tema principal, falando de outros conceitos essenciais para seu melhor entendimento.
Em resumo, podemos fazer um pequeno apontamento sobre as reflexões marxistas:
Capitalismoe apropriação dos meios de produção – desigualdade social;
Classe dominante – capitalistas;
Classe dominada – proletariado
Capitalismo depende da exploração do trabalhador;
Mais-valia comotodo o trabalho que o trabalhador faz a mais do que o necessário para o pagamento do seu salário, logo é a fonte de lucro;
A alienação no trabalho é gerada na sociedade devido àmercadoria, que são os produtos produzidos pelos trabalhadores explorados e o lucro, que vem a usurpação do trabalhador para que mais mercadorias sejam produzidas e vendidas acima do preço investido notrabalhador, assim rompendo o Homem de si mesmo (Marx, O Capital).
No filme “Tempos Modernos” é visível a exploração a que o vagabundo (Chaplin) é sujeito, tanto em ritmo e tempo exigido para a produçãode objectos, como no efeito psicológico a que é sujeito.

Desenvolvimento
O capitalismo é um sistema económico em que os meios de produção e consequente distribuição são depropriedade privada com o objectivo de gerar lucro. Este é conseguido através do investimento/adiantamento de capital para a compra de mercadorias e sua posterior transformação noutras mercadorias que, porsua vez, podem alcançar um preço superior, logo lucro. As decisões sobre oferta, procura, preço, distribuição e investimento são feitas exclusivamente pelos proprietários das empresas, sendo o lucro...
tracking img