Alienãção moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nascido em Paris, Jean-Paul Sartre, nasceu em 1905 e morreu em 1980, tornou-se o filosofo mais conhecido da corrente existencialista. Grande parte de sua fama deve-se não propriamente à sua obrafilosófica, mas às suas peças de teatro e romances. Sartre recebeu significativa influencia filosófica de Heidegger. Durante os anos da Segunda Guerra Mundial, participou da luta da resistência francesacontra o nazismo. Também aderiu ao marxismo, considerando-o a filosofia de sua época, mas adiante da intervenção soviética na Hungria, em 1956, rompeu com o Partido Comunista, acusando-o de se desviardo sentido autentico do marxismo. Em 1964 foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura, mas se recusou a recebe-lo. Não desejava reconhecer a autoridade dos juízes que lhe ofereceram o prêmio nemaderir a essa instituição.
Muitas pessoas sonham ou têm pesadelos onde aparecem sem roupa na rua, à frente de estranhos. Ficam aflitas e envergonhadas e só sentem alívio ao despertarem e perceberem quetudo não passou de um sonho. A partir disso, podemos pensar, filosoficamente, por que sentimos vergonha? Por que um bebê não sente vergonha de estar sem roupa?
Para Sartre, a vergonha vem do fato deque nós somos o que os outros no revelam. Assim, no caso da vergonha, somos instituídos pela presença julgadora dos outros. Nos reconhecemos nossa existência a partir do significado que o outro nosque o outro nos atribui. Se me sinto envergonhado e acho o que está acontecendo comigo é algo feio, é o outro que me revela esse significado. Do mesmo modo, ao estar apaixonado, egoisticamenteprecisando ser amado, o outro me revela essa necessidade.
Diferente do amor, que quer aprisionar o outro ao nosso lado, o ódio também nos revela quem somos. O ódio me revela minha maldade, meu ser cruel,mesmo quem ri de nós nos institui. Enfim, cada um de nós experimenta a própria existência sob o olhar alheio.
Isso faz com que nossa relação com os outros seja tão intima que precisamos assumir uma...
tracking img