alguns representantes do Filo Arthropopa, nomeadamente, Piolho, Percevejos, Caraças e Mosca de fruta.

3308 palavras 14 páginas
Introdução
São animais invertebrados, revestidos por exoesqueleto quitinoso ou calcário (crustáceos), que apresentam simetria bilateral, tendo corpo constituídos por esclerítos que formam anéis agrupados entre si. No entanto, o presente trabalho pretende abordar sobre alguns representantes do Filo Arthropopa, nomeadamente, Piolho, Percevejos, Caraças e Mosca de fruta.
Tenciona, sobretudo, explicar com precisão os comportamentos e ciclos de vida nos organismos animais e vegetais dos artrópodes mencionados no paragrafo acima, para alem da importância dos mesmos no campo agrícola.
Para a sua execução foi com base nas pesquisas bibliográficas de diversas obras cujos autores das mesmas estão devidamente citados ao longo do trabalho e, as suas bibliografias estão patenteadas na última página do trabalho.

1. Artrópodes
1.1. Características Gerais
“São animais invertebrados, revestidos por exoesqueleto quitinoso ou calcário (crustáceos), que apresentam simetria bilateral, tendo corpo constituídos por esclerítos que formam anéis agrupados entre si. O exoesqueleto reveste e protege o corpo desses animais de muitos perigos externos e também evita que eles percam água. É uma importante adaptação ao ambiente terrestre” (MARTINS, et. al. 2005).
A principal característica que diferencia os artrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas que lhes permitem realizar vários movimentos diferentes, muitos deles bem definidos e elaborados. Foi essa característica que deu o nome ao grupo, pois a expressão patas articuladas vem do grego: artro, que significa "articulação", e podos, "patas".
De acordo com NEVES et.al. (2006) o corpo é “dividido em duas porções (cefalotórax e abdómen, cabeça e tronco) ou três (cabeça, tórax e abdómen). Internamente, apresentam uma cavidade geral (hemocele) cheia de líquido (hemolinfa).”
A superfície do corpo dos artrópodes é formada pela união de várias placas ou escleritos, unidos por suturas ou

Relacionados