Alguns pontos importantes para a identidade dos supervisores e coordenadores pedagógicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta alguns pontos que são importantes para a identidade dos supervisores e coordenadores pedagógicos.
Parte de uma analise critica reflexiva onde demonstra a importância desse profissional na estrutura do ensino. O referencial teórico será feito através da leitura do 4º capitulo do livro de Celso dos Santos Vasconcellos (coordenação do Trabalho Pedagógico: doprojeto político – pedagógico ao cotidiano da sala de aula).
Os avanços tecnológicos, e o acelerado desenvolvimento do mundo moderno fizeram emergir a necessidade de uma transformação na Educação, onde se reformulou conceitos e paradigmas, fazendo surgir à necessidade de um acompanhamento pedagógico ao corpo docente e à comunidade escolar. Portanto, o supervisor educacional torna-se o profissionalresponsável pela orientação de uma prática educativa flexível, aberta às inovações e às transformações nos planos social, educacional e cientifico.
A sociedade vive uma crise de identidade em que muitos pais deixam para a escola o papel da educação básica, muitos educadores sentem-se constrangidos ou mesmo inseguros, agredidos e descompensados ao terem que ensinar a alguns alunos noções básicacomo higiene pessoal, posturas adequadas e convivência entre outros. É neste contexto que se apresenta o supervisor ou coordenador pedagógico, na busca de uma gestão mais democrática, participativa e de responsabilidades compartilhadas.

- PAPEL DA SUPERVISÃO/COORDENAÇÃO.
No espaço escolar as contribuições do supervisor/coordenador se fazem presentes em vários momentos: no planejamento, noacompanhamento, na coordenação, no controle, na elaboração da proposta pedagógica, na avaliação e, sobretudo no processo ensino aprendizagem. Essa aprendizagem passa a ser objeto de trabalho do supervisor/coordenador que a problematiza, pondera, discute e acompanha junto com o professor os conteúdos lógicos e as condições existenciais dos alunos.
Desta forma, o supervisor escolar torna-se umprofissional fundamental na criação de oportunidades que favoreçam o dialogo necessário para conhecer o grupo que trabalha; seus anseios, suas dificuldades, suas propostas, organizando coletivamente os procedimentos pedagógicos da escola, compartilhando de todas as ações da instituição que atua.

Citação – Os supervisores são mediadores ajudam a estabelecer a comunicação. Ajudam os indivíduos a ouviremuns aos outros. Servem como ligação para as pessoas em contato com aqueles que tem problemas semelhantes ou com pessoas – recurso que podem ajuda-los. Estimulam os membros do quadro pessoal a verificar a extensão em que as idéias e os recursos estão sendo compartilhados e o grau em os indivíduos são encorajados e apoiados quando tenham novas coisas.
Kimball wiles (1997, P.22).

O papel daSupervisao/coordenação é o de formar pessoas em sujeitos ativos, promovendo a integração e articulação de todo currículo, afim de que o processo educativo se desenvolva de forma sistematizada integrada e articulada do trabalho no conjunto.
A prática do supervisor/coordenador deverá partir de uma analise critica voltada para o estudo e a compreensão dos problemas e situações encontradas, discutindoesses problemas com todos os membros da escola e buscado solução, portanto, a busca de novas técnicas ou métodos que auxiliem na aprendizagem do educando é algo que deve ser constante na ação do supervisor, que estará comprometido com o processo de ensinar, aprender e educar. Procurando conhecer todas as possibilidades que possa auxiliar no desenvolvimento de um ensino e de uma aprendizagem em que acriatividade e a interação sejam as principais características.
O supervisor é visto no contexto educacional brasileiro atual como sendo um instrumento minimizador de problemas qualitativos referentes ao sistema escolar e também como um acionador dos mecanismos capazes de elevar quantitativa e qualitativamente a qualidade educacional do sistema de ensino como um todo.

- Condiçoes subjetivas...
tracking img