Algumas resenhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Documento de leitura: Art.1
A pirataria na Colômbia. Um olhar exploratório ao mercado ilegal do livro

A pirataria. É simplesmente a reprodução de um livro sem a autorização de seus legítimos donos, autores e editores e sem reconhecer-lhes o direito à compensação monetária ou de outra índole à que tem direito. (PALACIO, 2005, p.01)


A reprografia ilegal. Esta é outra forma de pirataria.Consiste em copiar toda uma obra ou parte dela, sem a devida autorização nem a retribuição à que seus legítimos donos têm direito. (PALACIO, 2005, p.01)


Furto. Esta é a outra manifestação comum na vida do livro ilegal. Existem quadrilhas de delinquentes que se dedicam a roubar às livrarias, bibliotecas, os depósitos das editoriais ou as bodegas dos impressores. (PALACIO, 2005, p.03)“[...] muitas vezes, por diferentes razões e sob responsáveis desconhecidos, se desnaturaliza essa boa ação, e em vez de que os livros cheguem às aulas e permaneçam ali, uma porção significativa se oferece à venda, nos canais comerciais informais de maneira clandestina.” (PALACIO, 2005, p.03)


“Atualmente, a pirataria é percebida por muitíssimos grupos sociais como algo que está ali, que não causamaior dano. Como estão enganados todos eles.” (PALACIO, 2005, p.04).


Documento de leitura: Art.2
Onde estão os verdadeiros crimes de informática?

“A caixa preta que Skliarov desarranjou, com sua própria inteligência, é um software para livro eletrônico.” (REZENDE, p.01)

Documento de leitura: Art.3
Os desafios do crime cibernético.

“O Departamento de Justiça dos Estados Unidosdefine o crime cibernético amplamente como “quaisquer violação de leis criminais que envolvam, para sua perpetração, investigação ou persecução, o conhecimento de tecnologia de computador.” (HERMAN, 2007, p.01).


“Muitas vítimas não denunciam crimes cibernéticos simplesmente porque elas não sabem que estes ocorrem”. (HERMAN, 2007, p.11).



Documento de leitura: Art.4
Políticas públicas:os direitos à comunicação e o regime de propriedade intelectual

“Todo o homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras. Art. 19 da Declaração Universal dos Direitos do Homem” (REBOUÇAS, p.01).


“A livrecomunicação dos pensamentos e das opiniões é um dos mais preciosos direitos do homem; todo cidadão pode, portanto, falar, escrever, imprimir livremente, respondendo pelo abuso dessa liberdade nos casos determinados pela lei”. (REBOUÇAS, Edgard. Art. 11 da declaração da Revolução Francesa, 1789, p.01).


Documento de leitura: Art.5
Dejetos e a Teoria da Informação

“A idéia de resíduo, dedejeto tem a ver com o ruído, algo que está fora de um sistema codificado.” (FEILHAUER, Matthias. Ert AL. Dejetos e a Teoria da Informação, vol.11, 2009, p.28).

“No momento em que a reciclagem de alguns mate-riais começa a adquirir valor comercial, representa uma possibilidade de renda para os moradores de favelas e espaços residuais na América Latina e África”. (FEILHAUER, Matthias Et al.Dejetos e a Teoria da Informação, vol.11, 2009, p.30).








Documento de leitura: Art.6
Legalização da cópia privada de arquivos de música em formato MP3 feita através de download na internet

“Pirataria e considerado crime e a pena para este delito pode chegar de três meses a quatro anos de reclusão e multa, segundo o artigo 184 da Lei 10695 de 2003 do Código de Processo Penal”.(BASSI, Ana Carolina, p.01)


“As novas leis devem garantir direitos e não restringir novas liberdades, correndo-se o perigo da Internet ficar engessada e não atender a sua proposta democrática de acesso a informações.” (BASSI, Ana Carolina, p.08).



Documento de leitura: Art.7
Pirataria de Software

“No Brasil, os softwares são protegidos pela legislação, mas nem sempre os produtores,...
tracking img