Algumas Rea Es Do Enxofre De Import Ncia Ambiental

796 palavras 4 páginas
Algumas Reações do Enxofre de Importância Ambiental

Introdução
O dióxido de enxofre (SO2) é o responsável pelo maior aumento na acidez da chuva. Este é produzido diretamente como subproduto da queima de combustíveis fósseis como a gasolina, carvão e óleo diesel. O óleo diesel e o carvão são muito impuros, e contém grandes quantidades de enxofre em sua composição, sendo responsáveis por uma grande parcela da emissão de SO2 para a atmosfera. De forma equivalente a outros óxidos, o SO2 reage com a água formando o ácido sulfuroso:
SO2 (g) + H2O (l) → H2SO3 (aq)
H2SO3 (aq) → H+(aq) + HSO3- (aq)
O dióxido de enxofre também pode sofre oxidação na atmosfera e formar o trióxido de enxofre (SO3), que por sua vez, em contato com a água da chuva irá formar o ácido sulfúrico (H2SO4), que é um ácido forte.
SO2 (g) + ½ O2 (g) → SO3 (g)
SO3 (g) + H2O (l) → H2SO4 (aq)
H2SO4 (aq) → 2H+ (aq) + SO42- (aq)

O dióxido de enxofre pode afetar a saúde dos seres vivos causando doenças crônicas no pulmão, além de causar inúmeros danos à vegetação em poucas horas de exposição. Dentre inúmeras aplicações, destacam-se: conservante para cervejas, vinhos e alimentos, manufatura de sulfitos, extração de solventes de óleos lubrificantes, indústria de papel e celulose para fabricação de papel, agente refrigerante na indústria de gelo e como agente desinfetante e fumegante. Também é utilizado em pequenas quantidades na preparação de mistura padrão para calibração e ajuste de instrumento de monitoramento na área de controle ambiental.
Na indústria, o dióxido de enxofre serve, sobretudo para a produção de ácido sulfúrico, que possui numerosas aplicações como produto químico, sendo obtido a partir da combustão de enxofre ou de pirites (FeS2).

Objetivo
O objetivo deste experimento foi mostrar a formação dos óxidos ácidos (SO2 e SO3) e a formação dos ácidos sulfúrico e sulfuroso a partir desses óxidos.

Metodologia
Para realização deste experimento foi necessário

Relacionados

  • Estudo de disposição de pneus inserviveis
    4537 palavras | 19 páginas
  • TCC final
    13354 palavras | 54 páginas
  • Encostas e Taludes
    37121 palavras | 149 páginas
  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas