Algumas questões sobre aristóteles

* “O HOMEM, “ANIMAL CÍVICO”.
* Como Aristóteles define Natureza?
Para Aristóteles a natureza de cada coisa é precisamente seu fim, quando atinge o pleno desenvolvimentodo seu ser, está em perfeição.
* A natureza do homem segundo Aristóteles:
O homem é um animal cívico, um animal social. As sociedades domésticas e os indivíduos não sãosenão as partes integrantes da Cidade, todas subordinadas ao corpo inteiro (a sociedade). Ele menciona que ninguém pode bastar-se a si mesmo, aquele que não precisa dos outroshomens, ou não pode resolver-se a ficar com eles, ou é um deus, ou um bruto, portanto a inclinação natural leva os homens a este gênero de sociedade. O todo existe necessariamenteantes da parte.

* AS VIRTUDES CÍVICAS.
* Segundo Aristóteles a primeira coisa que deve aprender aquele que comanda é:
Segundo certa máxima que diz assim: não é possívelbem comandar se antes não se tiver obedecido. Só se aprende começando por obedecer, desse modo para se comandar bem é necessário que obedeça, para aprender e tendo aprendidobem, saberá ter um bom comando.
* Porque Aristóteles considera o cidadão melhor do que o homem de bem?
O homem de bem e o bom cidadão requerem diferentes virtudes. Uma vezque parece impossível que todos os cidadãos se assemelhem, não pode o mesmo gênero de virtude fazer o bom cidadão e o homem de bem. A quem comanda, por exemplo, requer comoprincipal virtude a prudência, e como não é possível bem comandar se antes não se tiver obedecido, ao cidadão, portanto cabe saber mandar e obedecer, todos trabalha para aconservação de sua comunidade, e é esse interesse comum que deve relacionar-se a virtude do cidadão. O mérito de um homem de bem e o de um bom cidadão são, portanto, coisas distintas.