Algumas especificações do cógigo de Hamurabi

1204 palavras 5 páginas
Especificações do Código de Hamurabi

1. Introdução

É impossível pensar em convivência humana sem normas que norteiem essa comunidade. Desde a antiguidade, os primeiros povos a se reunir em comunidade já contavam com suas próprias regras para que essa convivência fosse o mais harmônica possível. Logicamente, no período citado acima, não se tinha conhecimento de escrita e muito menos meios técnicos para isso, e as regras eram impostas pelos mais fortes, e os submissos obedeciam sob pena de alguma repressão, chegando até a expulsão da comunidade. Ao contrário do que muitos pensam, o Código de Hamurabi, não é a mais antiga lei escrita. Segundo a enciclopédia Wikipédia, 300 anos antes de lançado esse código já havia o Código de Ur-Nammu, que foi “o fundador da terceira dinastia de Ur ( 2112-2095) a.C. "pai de Amurru". O Código de Ur-Nammu (cerca de 2040 a.C.), surgido na Suméria, descreve costumes antigos transformados em leis”.
O Código de Hamurábi, leva o nome do sexto rei da Suméria, região que hoje seria o Iraque, por volta de 1750 a.C. Foi esse mesmo rei que uniu semitas e suméios, criando o império Babilônico.

2. O Código de Hamurabi
O Código de Hamurábi ou Hammurabi foi escrito entre 1700 a 1750 a.C em uma pedra de diorito de cerca de 2,25 m de altura, 1,5 m de circunferência na parte superior e 1,90 na base, em um templo em Sippar, uma cidade da antiga Mesopotâmia. Posteriormente cópias desse código foram distribuídas por todo o reino de Hamurabi.
Segundo o portal de Direitos Humanos da Usp, Universidade de São Paulo, o texto foi escrito em cuneiforme acádica e é composto por 282 itens, em 46 colnas e 3600 linhas. A curiosidade é que o décimo terceiro item foi propositalmente apagado ainda na antiguidade, por supertições da época. O Código de Hamurabi foi encontrado em 1901 por uma expedição francesa, dirigida por Jacques de Morgan na região da antiga Mesopotâmia correspondente a cidade de Susa, atual Irã.O código foi para essa cidade, por

Relacionados