Algumas citações sobre oscompósitos

1082 palavras 5 páginas
Qualitec Cursos Profissionalizantes

COMPÓSITOS

Mecânica Básica Industrial

prof :Raul de Macedo aluno: Gibson Ciszewski

Curitiba
2012

A necessidade de obter materiais mais resistentes e com durabilidade sem que tenham a densidade do aço, fez com que se buscassem materiais com propriedades impares e que sejam também fortes, com firmeza e menos quebráveis, a engenharia seja na indústria, no campo aéreo espacial, industrial naval, automobilístico, enfim, em vários segmentos e que fossem comercialmente viáveis, fez a ciência avançar no campo das pesquisas dos compósitos.
Os compósitos são formados em geral por diversas camadas de diferentes materiais, e a qualidade da adesão entre as camadas tem um papel fundamental no desempenho da estrutura do mesmo.
Então combinou materiais de nível químico estrutural para produzir estes compósitos. Podem possuir materiais compostos de duas ou mais fases diferentes; o que chamamos de microestruturados. E também podem ser tipo macroestruturados; que são compostos de dois ou mais constituintes com diferentes formas estruturais, chamadas Matrizes, Partículas ou fibras. Sendo comum característica não depender apenas de um constituinte em sua fórmula-mistura.

Alguns tipos desses compósitos:
- Metal Cerâmico: Carbeto cimentado-particula dura de carbeto refratário WC, TIC embebidas em uma matriz como CO ou NI, matriz metálica+partículas cerâmicas como carbetos, nitretos, óxidos, boretos; e ou Fibras cerâmicas ou Fibras de carbono.
- Polímero cerâmico: Fibra de vidro com resina de poliéster; Kevlar, Nonex, Polímero de fibra com W beta Sic,Fibra de carbono.
- Metal Polímero: Matriz polimérica com Fibras metálicas.
- Metal com metal: metais ligantes.
- Cerâmica com cerâmica
- Polímeros com polímeros: Polímero com fibras nilon.
Destes materiais citados é sempre importante resaltar suas propriedades de leveza, boa maleabilidade resistência ao calor, resistência mecânica, de uso

Relacionados