Alguma coisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO XV - Das razões pelas quais os homens e sobretudo os príncipes são louvados ou vituperados
É citado que os príncipes se fazem louváveis pelas qualidades que possuem sendo que uns sãotidos como liberais, outros por miseráveis; um, generoso, o outro ávido; um, cruel, o outro misericordioso; um, perjuro, o outro fiel; um, efeminado e pusilânime, o outro bravo e corajoso; humanitário oualtaneiro; lascivo ou casto; franco ou astuto; difícil ou fácil; serio ou frívolo; religioso ou incrédulo; qualidades estas que acarretam reprovação ou louvor...
Seria muito notável que umpríncipe possuísse de todas as qualidades tidas por boas ou más, porém Maquiavel reconhece que o ser humano não tem a capacidade de possuir todas essas qualidades acima enumerada, fazendo então necessárioque o príncipe possa ter prudência para que saiba selecionar as qualidades que lhe garantiriam o governo e evitar aquelas que lhe tirariam o mesmo.
Capítulo XVI: A liberalidade e a parcimônia
Aliberdade não deve ser reconhecida e sim ser praticada de forma apropriada. Um príncipe liberal que por ter gasto todo o seu tesouro, cobre pesados impostos ao povo, será odiado pelos seus súditos, ecomo se não bastasse desgostado por ter se tornado pobre. E caso ele tente corrigir sua liberdade será passado no mesmo instante por miserável.
Neste capítulo podemos notar que Maquiavel nos mostraque para aquele príncipe que já esta efetivamente nesse posto a liberdade é prejudicial, mas para aquele que está a caminho de se tornar um ser tido como liberal já é necessário. É essencial que opríncipe esteja à frente do exército e viver do botim de guerra, do roubo e de resgates, pilhando a riqueza alheia. Esbanjar riquezas alheias apenas ergue a reputação do príncipe e não a diminuí somenteesbanjar recursos próprios o prejudica. E o mais importante é que o príncipe não seja odiado ou desprezado; a liberalidade leva a uma dessas condições.
Capítulo XVII: A crueldade e a clemência. Se...
tracking img