Alguem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- INTRODUÇÃO:
A maioria das matérias que se encontram na natureza consiste de misturas de diferentes substâncias. Cada substância em uma mistura mantém sua própria identidade química e, conseqüentemente, suas próprias propriedades.
Enquanto substâncias puras têm composições fixas, as composições das misturas podem variar. As substâncias que compõem uma mistura são chamadas de componentes damistura.
Fase de uma mistura é difinida como sendo uma região distinta, na qual todas as propiedades são as mesmas. As fases podem ser: liquida, sólida ou gasosa. Quase todas as combinações destas fases são possíveis, exceto quando da presença de uma única fase gasosa, porque todos os gases misturam-se completamente, constituindo então, uma única fase.
As misturas são classificadas emhomogêneas e heterogêneas. A mistura homogênea é aquela que apresenta as mesmas propriedades em qualquer parte da sua extensão, apresenta apenas uma fase, é, portanto, monofásica ou unifásica.
A mistura heterogênea é aquela que não apresenta as mesmas propriedades em todas as partes de sua extensão. Apresentam duas ou mais fases, podendo ser: bifásica, trifásica ou polifásica.
Na natureza, raramente seencontram substâncias puras. Em função disso, é necessário utilizar métodos de separação para se obter uma determinada substância. Para a separação dos componentes de uma mistura se utiliza um conjunto de processos físicos denominados análise imediata. Esses processos não alteram a composição das substâncias que formam uma dada mistura.
A escolha dos melhores métodos para a separação de misturasexige um conhecimento anterior de algumas das propriedades das substâncias presentes.
Neste experimento, foram utilizados dois tipos diferentes de métodos de separação de misturas:




• DESTILAÇÃO SIMPLES: é usada para separar misturas homogêneas quando um dos componentes é sólido e o outro líquido. É utilizada quando há interesse nas duas fases. Este processo consiste em aquecer amistura em uma aparelhagem apropriada até que o líquido entre em ebulição. Como o vapor do líquido é menos denso, sairá pela parte superior do balão de destilação chegando ao condensador, que é refrigerado com água, entra em contato com as paredes frias, se condensa, voltando novamente ao estado líquido. Em seguida, é recolhido em um recipiente adequado, e o sólido permanece no balão de destilação.FIGURA 1 – Aparato para destilação simples








Fonte: www.sobiologia.com.br/conteudos/Oitava_quimica/materia16.php

• FILTRAÇÃO SIMPLES: é usada para separação de misturas heterogêneas, constituídas de um componente sólido e outro líquido ou de um componente sólido e outro gasoso. A mistura deve passar através de um filtro, que é constituído de ummaterial poroso, e as partículas de maior diâmetro ficam retidas no filtro. Para um material poder ser utilizado como filtro, seus poros devem ter um diâmetro muitíssimo pequeno.




FIGURA 2- Aparato para filtração simples









Fonte: www.sobiologia.com.br/conteudos/Oitava_quimica/materia16.php


2- OBJETIVOS:
• Distinguir os sistemas homogêneos e heterogêneos;
• Definir fasesde um sistema
• Executar dois processos de separação utilizados em laboratório: filtração e destilação.

3- MATERIAIS:
Funil, suporte universal, aro para funil, béquer, papel de filtro, manta aquecedora, balão de destilação, termômetro, condensador, adaptador para condensador, Erlenmeyer, proveta, garra metálica, porcelana porosa, cloreto de sódio a 10%, nitrato de prata 1 %, sulfato decobre 0,25 M e hidróxido de sódio 0,5M.





4- PROCEDIMENTO:
Filtração Simples.
a) Mediu-se, em uma proveta, 15 mL de solução de CuSO4 0,25 M;
b) Mediu-se, em outra proveta, 15 mL de solução de NaOH 0,5 M;
c) Foi observado o aspecto das duas soluções e as misturou em um béquer de 100 mL. Observando o aspecto depois da mistura da solução;
d) Foi dobrado o papel conforme o indicado na...
tracking img