Alguem sargento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A personagem

A personagem de uma narrativa é um ser fictício que representa uma pessoa. Para o crítico Roland Barthes, ela é um ser de papel, e não um indivíduo de carne e osso. É um ser construído por palavras.
Esse ser fictício recebe uma série de predicados (qualidades, caracterizações), conforme o que essa personagem fala/pensa; o que outras personagens ou o narrador dizem dela.
Apredicação pode ser direta quando a informação sobre a personagem vem através da voz do narrador, de outra personagem ou pela própria voz dessa personagem. São informações explícitas, que não requerem dedução por parte do leitor. Já a predicação indireta envolve interpretação: a partir da ação e das falas/pensamentos das personagens o leitor deve deduzir como a personagem está sendo caracterizada.PERSONAGENS SIMPLES E COMPLEXAS
A economia da narrativa pede, para a caracterização de personagens mais simples, uma forma de construção mais rápida e direta. Às vezes, a personagem reduz-se a apenas uma frase do tipo “João é um camponês” (durante a narrativa, essa personagem não vai ser outra coisa, apenas um camponês). Sua tendência é não evoluir, mantendo-se, assim, dentro de um sistemaestático. Se uma personagem é “boa”, ela permanecerá com esse atributo no decorrer da narrativa, com ações previsíveis.
Em relação a personagens mais complexas, a tendência é oposta: a predicação será imprevisível. O discurso narrativo coloca-as numa rede de traços caracterizadores em que muitos deles se repetem e outros se modificam, às vezes de forma ambígua. Se o herói num determinado momento écorajoso, noutro já é covarde; se é pacato, logo depois se transforma e se torna violento, e assim por diante. Dessa forma quanto mais ambígua for a predicação, mais complexa tenderá a ser a personagem. Há, entretanto, limites para essa ambiguidade: a consistência da caracterização. As transformações devem ser consistentes em relação a uma lógica interna do relato, da narrativa.
PERSONAGENS PLANAS EREDONDAS
Outra classificação possível para as personagens simples e complexas é a de planas e redondas, segundo E.M.Foster.
As personagens planas, por exemplo, podem constituir uma espécie de tipo. No entanto, é preciso analisar uma personagem num todo maior. Assim, uma personagem pode ser caracterizada como plana (ou redonda) conforme a previsibilidade ou não de seus atributos. Essaclassificação entre plana e redonda depende também da experiência do leitor. Por isso é interessante comparar a personagens a outras figuras envolvidas na narrativa, para que possamos discutir se sua construção foi adequada, tendo em vista a função que ela aí desempenha.
A personagem redonda, pela sua caracterização complexa, deve figurar entre as personagens centrais da narrativa. Ela é imprevisível esuas predicações vêm aos poucos. Por apresentar complexidade psicológica, a personagem redonda pede focalizações internas, seja dela própria ou de outras personagens que a observam.
Um bom exemplo de personagem redonda é Jerônimo, da obra O Cortiço, de Aluísio Azevedo. Observe alguns trechos em que se percebe a mudança de comportamento e de personalidade dessa personagem:
[...]
No dia seguinte,com efeito, ali pelas sete da manhã, quando o cortiço fervia já na costumada labutação, Jerônimo apresentou-se junto com a mulher, para tomarem conta da casinha alugada na véspera.
A mulher chamava-se Piedade de Jesus; teria trinta anos, boa estatura, carne ampla e rija, cabelos fortes de um castanho fulvo, dentes pouco alvos, mas sólidos e perfeitos, cara cheia, fisionomia aberta; um todode bonomia toleirona, desabotoando-lhe pelos olhos e pela boca numa simpática expressão de honestidade simples e natural.
Vieram ambos à boleia da andorinha que lhes carregou os trens. Ela trazia uma saia de sarja roxa, cabeção branco de paninho de algodão e na cabeça um lenço vermelho de alcobaça; o marido a mesma roupa do dia anterior.
[...]
Três horas depois, Jerônimo e...
tracking img