Algos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Em 30 de março de 2011, o Instituto Carbono Brasil noticiou que o continente africano está gerando empregos ambientalmente sustentáveis; a Uganda, ao promover agricultura orgânica, certificou 200 mil fazendeiros e houve aumento das exportações de US$ 4 milhões em 2003 para US$ 23 milhões na atualidade. No Quênia, foi criada uma tarifa de aquisição e acordos de comércio de energia, tendo comometa inicial o desenvolvimento de 500 MW de sistemas de energia geotérmica, eólica e do bagaço de cana de açúcar, o que pretende gerar crescimento na capacidade instalada do país em cerca de 40%, reduzindo, assim, a emissão de carbono.
A situação relatada é um exemplo de que o continente africano está no caminho do que se chama de:
Escolher uma resposta.

a. Economia verde.

b. Greencard.

c. Economia clássica.

d. Nova Economia.

e. Green job.
Resposta correta: Economia verde.
Comentário resposta correta: Parabéns! No caso citado, o continente africano está buscando a redução da emissão de carbono, por meio do incentivo ao uso de energias renováveis, como a geotérmica, eólica e do bagaço da cana de açúcar. Também está gerando empregos verdes. Portanto, estábuscando promover um equilíbrio entre as questões ambiental, social e econômica, para alcançar a sustentabilidade.

2A partir da leitura a respeito da instituição ASA, responda à questão a seguir. A Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) é um fórum de articulação política da sociedade civil, que surgiu em 1999 e congrega atualmente cerca de 750 entidades de diversos segmentos, as quais atuam para odesenvolvimento social, econômico, político e cultural do semiárido brasileiro. Essa região abrange onze estados carentes de água, cuja população, muitas vezes, consome água contaminada, o que pode levar as pessoas à morte. Para melhorar a qualidade de vida da população, as organizações participantes da ASA elaboraram o Programa 1 Milhão de Cisternas (P1MC) e criaram a Associação Programa 1Milhão de Cisternas, com sede em Pernambuco, com o objetivo de construir um milhão de cisternas para armazenar água da chuva e beneficiar cinco milhões de pessoas que sofrem com a falta de água potável. Trabalham nesse programa cerca de cinco mil voluntários, nas comissões municipais e comunitárias. Essas comissões são responsáveis pela distribuição do material de construção e pela organização dostrabalhos coletivos e do monitoramento das ações. (Adaptado do sitehttp://objetivosdomilenio.org.br/casos/) Que objetivo do milênio o P1MC poderá alcançar com esse tipo de ação?
Escolher uma resposta.

a. Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres.

b. Desenvolver a educação básica e conscientização.

c. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

d.Melhorar a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente.

e. Erradicar a miséria e a fome.
Resposta correta: Melhorar a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente.
Comentário resposta correta: Parabéns! O P1MC poderá levar o Brasil a alcançar o sétimo objetivo do milênio, o de garantir a sustentabilidade ambiental, que tem como uma de suas metas a redução para a metade, até 2015, daproporção da população sem acesso permanente à água potável. Esse programa pretende beneficiar cinco milhões de brasileiros, melhorando a qualidade de vida e oferecendo-lhes uma vida digna.

3 Nem todas as organizações inovadoras são sustentáveis. A urgência da responsabilidade social e ambiental, imposta pela crise ambiental que coloca todos os setores da sociedade mundial em alerta, torna aindamais importante a discussão sobre o papel da inovação nas instituições.
Com relação à inovação para a sustentabilidade, assinale a alternativa INCORRETA:
Escolher uma resposta.

a. Ao invés de aumentar os níveis de consumo dos países em desenvolvimento, é preciso reduzir os níveis observados nos países industrializados.

b. A inovação e a sustentabilidade agregam valor às pessoas e às...
tracking img