Algoritmos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito – Parte 1
 
Objetivos:
 
Esta é a Parte 1 de uma série de tutoriais sobre Algoritmos. Nesta série de tutoriais você aprenderá o que é, para que serve e como funciona um algoritmo.
 
Pré-requisitos: Para acompanhar esta lição você deve dominar os conceitos básicos de informática.
 
Nota: Este tutorial faz parte do Curso: Técnicas de Programação.
 
Algoritmos – Conceitos,Características e Estruturas –Parte 1
 
Neste tutorial e nos demais que seguir utilizaremos como editor de algoritmos o Turbo Pascal 7.0.
 
INTRODUÇÃO
 
No estudo da informática o algoritmo e como o alicerce de uma casa, sem ele não se pode construir as paredes e o telhado, ou seja, sem o algoritmo não se pode criar um estudo sistematizado em nenhum campo da informática.
 
No mundo atualpraticamente todas as tarefas podem ser automatizadas, e para isso fazemos o uso de computadores. E os computadores precisam de receberem ordens para funcionarem, daí a necessidade de algoritmos.
 
Para aprendermos a criar algoritmos não basta estudar ou copiar algoritmos, para se aprender como manipular situações e codificá-las em forma de algoritmo precisamos de escrever e criar algoritmos, pegarexercícios, e praticar.
 
DEFINIÇÃO
 
O algoritmo se define por uma seqüência lógica de passos que o computador executara fielmente para que se obtenha um resultado satisfatório. Estas seqüências podem ou não ser executadas dependendo do andamento do algoritmo, porém estes passos sempre serão alcançados em algum momento do algoritmo.
 
CONCEITO
 
O conceito de algoritmo é utilizado empraticamente todas as áreas do conhecimento, mesmo sem utilizar o nome algoritmo. Por exemplo na administração e contabilidade um plano de ação é um algoritmo, pois nele são listados passos para que se chegue a um resultado satisfatório.
 
Coloquemos isto em nosso dia a dia. Você acaba de acordar e sabe que tem que ir ao trabalho, quais os passos que você executa para que o resultado satisfatório (ir aotrabalho) aconteça.
 
Vejamos:
 
1º Passo | Levanta da cama |
2º Passo | Vai ao banheiro |
3º Passo | Veste a roupa |
4º Passo | Sai de casa |
 
Quando dizemos que este passos tem que ser uma seqüência queremos dizer que, este passos tem que ser executados um após o outro, porque ninguém vai ao banheiro pela manhã sem levantar da cama ou ninguém sai de casa primeiro antes de sevestir.
 
Para o estudo da informática o raciocínio lógico e fundamental, primário e essencial na evolução acadêmica de quem quer seguir este ramo de atividade.
 
CARACTERISTICAS
 
Todo algoritmo tem por padrão apresentar algumas características básicas:
* Partir de um ponto inicial e chegar a um ponto final;
* Não ser ambíguo (ter dupla interpretação);
* Poder receber dados externose ser capaz de retornar resultados aos mesmos;
* Ter todas suas etapas alcançáveis em algum momento do programa.
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO
 
Podemos representar um algoritmo de 3 formas distintas:
 
1ª Forma: Descrição narrativa
 
Fazemos uso da descrição narrativa, quando queremos descrever um algoritmo de forma que o receptor da informação entenda do assunto mesmo não conhecendo dealgoritmos, porém neste tipo de descrição temos uma imprecisão e uma falta de confiabilidade no entendimento do algoritmo além de termos um descrição muito grande para dizer pouca coisa.
 
Exemplo: Dobro de um número
* Digitar um número;
* Gravar em uma variável;
* Pegar o número e multiplicar por 2;
* Gravar o resultado em outra variável;
* Mostrar o resultado da operação.
Obs:O conceito de variável será visto mais adiante neste curso.
 
2ª Forma: Fluxograma
 
Desta forma faremos o uso de símbolos universais que nos ajudaram a compreender o que o algoritmo quer dizer. Este é mais utilizado, pois se trata de um padrão mundial, além de termos símbolos dizerem muito mais que palavras, porém este complica-se a medida que o algoritmo cresce. Levando-se em consideração...
tracking img