Algoritmos e programacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução à Programação: Algoritmos
Várias definições de algoritmos estão presentes na literatura (ver bilbliografia indicada). De forma geral um algoritmo pode ser definido como:

Um algoritmo representa de forma estruturada, um padrão de comportamento de eventos ou sequência de ações, que levam a um resultado esperado.

Resumindo: algoritmo = como definir o problema, esquematizar, exercíciodo raciocínio; técnicas de programação = como operacionalizar, recursos, exercício da implementação.

1.1. Exemplos

a) Seqüência de ações para chegar ao trabalho/universidade: Acordar → levantar → tomar café → pegar o ônibus Ou → pegar o carro → chegar ao destino

Note que, para cada ação acontecer, é necessário que a ação imediatamente anterior tenha sido executada. Note também que, cada açãopode conter outros eventos associados (outros algoritmos).

b) Manuais de montagem e utilização de equipamentos;

c) Qual o padrão de comportamento utilizado para gerar a sequência abaixo? 1, 5, 9, 13, 17, 21, 25 ... resposta: _________

1.2. ALGORITMOS EM PORTUGOL

Como no item 1 ".... um algoritmo é de forma geral, uma descrição passo a passo de como um problema pode ser solucionado. A descriçãodeve ser finita, e os passos devem ser bem definidos sem ambiguidades" [Terada] . A razão da existência do algoritmo vem da dissonância entre um estado desejado e aquele observado na realidade. Algoritmo não é a solução de um problema, mas é o meio de obtê-la. A resolução de um problema envolve vários parâmetros que devem ser organizados através de alguma técnica formal.

As técnicas dedesenvolvimento estruturado de algoritmos, tem o objetivo de: • • • • • Facilitar o desenvolvimento de algoritmos; Facilitar o seu entendimento pelos operadores; Antecipar a correção; Facilitar manutenção e modificações; Permitir que o desenvolvimento seja feita por uma equipe de pessoas.

Uma técnica formal afasta a possibilidade de uma ambiguidade. Ou seja, a partir de dadas condições iniciais a execuçãodo algoritmo será realizada por um mesmo "caminho" (sequência de ações), que d resultar num mesmo estado final. Uma destas eve técnicas é o portugol.

1.3. PORTUGOL

Portugol é uma pseudolinguagem que permite ao programador pensar no problema em si e não no equipamento que irá executar o algoritmo. Devem ser considerados a sintaxe (em relação à forma) e a semântica (em relação ao conteúdo ou seusignificado). Em portugol a sintaxe é definida pela linguagem e a semântica depende do significado que quer se dar ao algoritmo.

No portugol e nas linguagens de programação, basicamente têm-se comandos e variáveis que operacionalizam a execução de um algoritmo. Estes comandos são

executados sequencialmente, de forma que um comando só será executado após a finalização do comando anterior.

Aestrutura de um algoritmo em portugol pode ser dada como:

Exemplo:

início fim

1.4. Variáveis

1.4.1. Declaração de Variáveis

Uma variável é um local (área na memória do computador) que armazena um tipo específico de conteúdo. Uma variável contém um valor que se modifica durante a execução do programa. A variável possui um identificador (nome), que pode serrepresentado da seguinte forma:

1.4.1.1. Tipos de Variáveis

Variáveis são componentes das linguagens de programação, que identificam os valores que estão sendo manipulados pelos programas. Uma variável, como o próprio nome sugere, contém valores que variam de acordo com a execução do programa. Uma variável deve possuir um tipo específico. As variáveis em portugol, são divididas em 4 tiposprincipais, (embora na linguagem C existam modificações para estes tipos principais).

No portugol, os tipos básicos de variáveis são: • • • •

Inteiro: Qualquer número inteiro (negativo, nulo ou positivo). Exemplo: -100, 0, 1, 2, 1250. Real: Qualquer número real, nulo ou positivo. Exemplo: -10, -1.5, 11.2, 0,1, 2, 50. Caracter: Caracteres alfanuméricos. Exemplo: casa, Win31, 123, alfa#2, etc......
tracking img