Algoritmos de gestão de memoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
(Sistemas Operativos)-Algoritmos de Gestão de memória2010

Instituto Politécnico de Viseu
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego

Licenciatura em Engenharia Informática e Telecomunicações

Algoritmos Gestão de memória

Licenciatura de engenharia informática e telecomunicações Professor: Carlos Costa

Trabalho realizado por: Tiago Filipe dos Santos Lourenço nº1819 (Sistemas Operativos)-Algoritmos de Gestão de memória2010

Índice de conteúdos
INTRODUÇÃO..........................................................................................................3 PRINCIPAIS OPERAÇÕES DE GESTÃO DE MEMÓRIA..................................4 SEGMENTAÇÃO.......................................................................................................5 PAGINAÇÃO............................................................................................................7 TIPOS DE ALGORITMOS NOS SO.......................................................................8 CONCLUSÃO.............................................................................................................9

(Sistemas Operativos)-Algoritmos de Gestão de memória2010

IntroduçãoOs algoritmos de gestão de memória são da responsabilidade do SO, e o que determina as decisões a tomar e quando devem ser tomadas usando mecanismos básicos de memória virtual. Como devem ser alocados transferidos e substituídas entre memória primária e secundária vários algoritmos de segmentação e paginação o seu funcionamento e quais os algoritmos mais utilizados e quais as diferenças entreeles, e que SO utiliza paginação e segmentação.

(Sistemas Operativos)-Algoritmos de Gestão de memória2010

Principais operações de Gestão de memória
Memória virtual
• Alocação de memoria; Os algoritmos de alocação de memoria decidem, dada a memória livre onde colocar o bloco de memória de uma dada dimensão. O SO tem necessidade de utilizar estes algoritmos, na criação e terminação deprocessos, quando o processo se inicia o SO aloca blocos de memoria e quando termina liberta esses mesmos blocos, e na expansão do espaço de endereçamento, é quando o SO faz um pedido para expandir o espaço de endereçamento do processo. • Transferência de blocos;

A transferência de blocos e utilizado quando é necessário libertar espaço na memória primária para alocar novos blocos. Então o SO copia paraa memória secundária designada por swaping os blocos que não irão ser utilizados brevemente, está área de memoria secundária pode ser uma parte do disco ou pode ser um ficheiro, que permite o acesso e gestão de forma maiss simples mas eventualmente menos eficaz. Os algoritmos de transferência para transferir blocos da memoria primária para a secundária são três:



A pedido (on request): OSO determina quando se deve carregar o bloco em memória e invoca uma chamada de sistema.



Por necessidade (on demand): O programa em execução pretende aceder a um bloco em falta (uma execção detectada por hardware) o SO tem de tratar do carregamento do bloco em falta para a memória primária.



Por antecipação (pre-fetching): O bloco é carregado antecipadamente para a memória pelo SO,este considera fortemente provável que ele venha a ser usado nos proximos instantes.



Substituição de blocos;

Ao fim de algum tempo de funcionamento a memória estará toda ocupada, quando um novo pedido for feito o SO verifica que não há memória, terá de retirar os blocos da memória primária e envia-los para a secundária para arranjar espaço livre. Para isso o SO mantém sempre um numero deblocos livres de modo que não tenha de efectuar substituição dos mesmo quando a memória esta cheia. Esse numero de blocos livres oscila tem um mínimo e um máximo, quando o numero de blocos livres atinge o mínimo o SO prossegue á substituição de blocos ate o valor atingir o maximo.

(Sistemas Operativos)-Algoritmos de Gestão de memória2010

Segmentação
A segmentação é uma das maneiras mais...