Algoritmo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios: Topologias e Interconexão de Redes

1 – Cite as principais vantagens da topologia estrela em comparação com as outras (anel e barramento).

A topologia em estrela ou radial é uma estrutura de interconexão bastante utilizada pelos sistemas de computação ditos "tradicionais". Nessa estrutura, todas as decisões de roteamento são concentradas num único nó de comunicação chamado nócentral, simplificando bastante, nesse aspecto, a implementação de cada um dos outros nós. Cada estação ou nó secundário é ligadofisicamente apenas ao nó central (ligação ponto a ponto).
As características dessa topologia são:

- vulnerável à falha no nó central;
- roteamento centralizado;
- ligações ponto a ponto;
- todas as mensagens passam pelo nó central;
- custos dos meios físicosaumentam muito com a quantidade de estações.

A topologia em estrela é uma estrutura bem adaptada a situações onde o fluxo de comunicação é também centralizado, por exemplo, quando um certo número de estações secundárias (terminais de um computador de grande porte) se comunica com uma estação central primária (CPU). Nessa topologia, todas as mensagens tem que passar obrigatoriamente pelo nó central.Fonte: http://www2.unicid.br/cristian/apostila_redes/UNID03.pdf

2 – Por que o switch é considerado um comutador e não um concentrador?

Um comutador ou switch é um dispositivo utilizado em redes de computadores para reencaminhar módulos (frames) entre os diversos nós. Possuem portas, assim como os concentradores (hubs) e a principal diferença entre um comutador e um concentrador, é que ocomutador segmenta a rede internamente, sendo que a cada porta corresponde um domínio de colisão diferente, o que significa que não haverá colisões entre os pacotes de segmentos diferentes — ao contrário dos concentradores, cujas portas partilham o mesmo domínio de colisão. Outra importante diferença está relacionada à gestão da rede, com um Switch gerenciável, podemos criar VLANS, deste modo a redegerida será divida em menores segmentos.

Fonte: Wikipédia

3 – O que é endereço MAC? Qual sua importância para os equipamentos de rede?

O endereço MAC é um número de 48 bits que identifica de forma única cada dispositivo de rede. Todos os fabricantes de interfaces de rede tem um prefixo de MAC diferente. Nunca podem existir 2 dispositivos com o mesmo endereço MAC.
Os fabricantes devemgarantir que não existam dispositivos de rede com o MAC repetido. O endereço MAC tem muita importância na configuração de rede pois é também através do endereço MAC que os servidores DHCP associam IP’s aos computadores em uma rede.

Fonte: Wikipédia

4 – Defina Broadcasting e explique qual o seu impacto em uma rede de computadores.

Broadcast (do Inglês, "transmitir") ou Radiodifusão é oprocesso pelo qual se transmite ou difunde determinada informação, tendo como principal característica que a mesma informação está sendo enviada para muitos receptores ao mesmo tempo.

Em Redes de computadores, um endereço de broadcast é um endereço IP (e o seu endereço é sempre o último possível na rede ou sub-rede) que permite que a informação seja enviada para todas as maquinas de uma LAN, MAN,WAN e TANS, redes de computadores e sub-redes. A RFC (Request for comments), RFC 919 é a RFC padrão que trata deste assunto.
Uma de suas aplicações é no controle de tráfego de dados de várias redes, quando uma máquina (computador) ligada à rede envia informações para o hub, e se o mesmo estiver ocupado transmitindo outras informações, o pacote de dados é retornado a máquina requisitante com umpedido de espera, até que ele termine a operação. Esta mesma informação é enviada a todas as máquinas interligadas a este hub e aceita somente por um computador pré-endereçado, os demais ecos retornam ao hub, e à máquina geradora do pedido (caracterizando redundância).
Fonte: Wikipédia

5 – Qual a principal tarefa de um roteador?

Roteador (estrangeirismo do inglês router, ou encaminhador) é um...
tracking img