Algoritmo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Goiânia 20 de setembro de 2012
Aluno: Fabrício Maciel Pereira
Sistemas de informação – 1º Período


Prova preparatória

Questão 1 - (ENADE 2005) O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento das ciências sociais. As transformações econômicas, políticas e culturais, que se intensificaram a partir dessa época, colocaram problemasinéditos para a humanidade, que experimentava mudanças no Ocidente Europeu. Com referência aos marcos fundadores do pensamento social no Ocidente, assinale a opção correta. (1.5 ponto)


a) ( ) O feudalismo e o capitalismo, como marcos fundadores das ciências sociais, conviveram harmonicamente ao longo do processo de transformação social a partir do século XVIII.

b) ( ) A Revolução Francesa,pelo seu potencial revolucionário e universal, dificultou o aparecimento das ciências sociais.

c) ( ) Um dos marcos fundadores das mudanças no século XVIII foi a transformação da aristocracia inglesa em classe aliada à burguesia, que, a partir daí, comandou o processo econômico no Ocidente.

d) ( ) O Renascimento e a Reforma são considerados marcos fundadores que permitiram o aparecimentodas ciências sociais.

e) ( ) A Revolução Industrial e a Revolução Francesa, ao redefinirem, respectivamente, as relações políticas e as relações de produção, deram condições para o surgimento de uma visão racional do mundo, da qual emerge a sociedade como objeto de estudo.



2. Para Max Weber, o trabalho entendido como instrumento de purificação e meio de salvação, na ética protestante, éque sustentará o espírito capitalista, ou seja, a busca do lucro, favorecendo, assim, acumulação capitalista. Quais idéias religiosas fundamentais do protestantismo ascético Weber destaca para estabelecer a relação causal entre ética protestante e espírito do capitalismo? (1.0 ponto)

a) A ação racional com relação a fins.
b) O ócio como pernicioso e o trabalho como base da vida.
c) Aconcepção de vocação e a teoria da predestinação.
d) A divisão do trabalho e a diferenciação dos homens como resultado da vontade divina.
e) O trabalho como condenação pelo pecado original.


Questão 3 - (CESPE/2007) O mundo moderno não surgiu abruptamente, pronto e acabado, naquele ano de 1453 (queda de Constantinopla), nem desapareceu para sempre em 1789 (Revolução Francesa). Ele foi, de fato,gerado no decorrer de um longo processo de transição que teve suas raízes fincadas no século XII e cujos desdobramentos que vão até o surgimento da Revolução Industrial, em meados do século XVIII. Foi só após essa revolução que a sociedade capitalista assumiu seus contornos definitivos. No sistema feudal predominavam as relações servis de produção. No capitalismo, definem-se as relações assalariadas deprodução. O capitalismo também se caracteriza pela produção destinada ao mercado, pelas trocas monetárias, pela organização racional e sistemática do trabalho e pelo espírito de lucro. (José Jobson de A. Arruda e Nelson Piletti. Toda a História. São Paulo: Ática, 2001, p. 161 – com adaptações)

A partir do texto acima assinale a alternativa INCORRETA. (1,5 ponto)


a) ( ) Deduz-se do textoque, em relação à Europa, a Idade Moderna foi um típico período histórico de transição, assinalando a passagem da velha ordem feudal à sociedade burguesa contemporânea.

b) ( ) Humanismo, Renascimento, Reforma Religiosa, Estados Nacionais e expansão comercial e marítima marcam o início dos tempos modernos, com o advento de uma nova realidade na Europa, que abriria o caminho para odesenvolvimento do capitalismo.

c) ( ) A Revolução Industrial possibilitou a consolidação do capitalismo como sistema econômico dominante no mundo contemporâneo.

d) ( ) A Revolução Industrial (economia) a eclos e cujos desdobramentosrrer de um longo processo de transiç de Constantinopla), nem desapareceu para sempre em 1789 (Ree as revoluções liberais burguesas (política), simbolizadas pela...
tracking img