Algoritmo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALGORITMOS
Significado: um algoritmo representa um conjunto de regras para a solução de um problema. Essa é uma definição geral, podendo ser aplicada a qualquer circunstancia que exija a descrição da solução.
Exemplo: receita de bolo é um algoritmo informal e impreciso. Se as instruções não estiverem corretas, se a ordem dos ingredientes estiver trocada o resultado poderá divergir do original.Entendendo Algoritmo e Fluxograma
 Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.
 O conceito de algoritmo é frequentemente ilustrado pelo exemplo de uma receita, embora muitos algoritmos sejam mais complexos. Eles podem repetir passos ou necessitar dedecisões (tais como comparações ou lógica) até que a tarefa seja completada. Um algoritmo corretamente executado não irá resolver um problema se estiver implementado incorretamente ou se não for apropriado ao problema. Um algoritmo não representa, necessariamente, um programa de computador, e sim os passos necessários para realizar uma tarefa.
Fluxograma
Esta forma de representação de algoritmosemprega várias formas geométricas para descrever cada uma das possíveis ações durante a execução dos algoritmos. Existem algumas formas geométricas que são empregadas normalmente.
Tabela de Símbolos da ISO 5807 relativos a dados
Símbolo
Nome
Classificação
Utilidade
Dados
Básico
Representar os dados, tanto de entrada como de saída, qualquer que seja a mídia utilizada.
Dados armazenadosBásico
Representar os dados armazenados de forma ajustável para processamento com a mídia não específica.
Armazenamento interno
Específico
Representar os dados armazenados internamente.
Documento
Específico
Saída impressa, formulário impresso de dados.
Entrada Manual
Específico
Representar os dados que sejam inseridos manualmente em tempo de processamento. Entrar/Digitar valores.
ExibiçãoEspecífico
Representa os dados que sejam mostrados.
Tabela de símbolos da ISO 5807 relativos a processos
Processo
Básico
Representação de qualquer tipo de processo, executando uma operação.
Processo pré-especificado
Específico
Representar um processo nomeado, uma sub-rotina.
Decisão
Específico
Representar uma decisão ou um desvio. Pode ter uma série de saídas alternativas que deverãorepresentar caminhos específicos.
Tabela de Símbolos especiais da ISO 5807
Conector
Representar a saída para ou a entrada para outra parte do mesmo fluxograma
Terminador
Representa o Início ou o Fim de um programa.
Anotação
Adicionar comentários para esclarecimentos.
A Norma da ISO 5807/1985 classifica os símbolos de acordo com sua utilização, em:
Símbolos básicos: utilizados quando anatureza precisa ou forma, por exemplo, do processo ou da mídia dos dados, é desconhecida ou, ainda, não necessário discriminar a mídia atual. Símbolos específicos: utilizados quando a natureza precisa do processo ou da mídia dos dados é conhecida ou deve ser explicitada.
A partir dessa classificação, a norma explicita sua aplicação a:
1) Data Flowcharts (fluxogramas de dados): representação do caminhodos dados na solução do problema e definição dos passos de processamento.
2) Program Flowcharts (fluxograma de programas): representação da sequência de operações em um programa.
3) System Flowcharts (fluxograma de sistemas): representação de controle das operações e do fluxo dos dados de um sistema.
4) Program Network Chart (diagrama de programa em rede): representação dos caminhos deativação dos programas e das iterações com os dados relacionados.
5) System Resources Chart (diagrama de recursos do sistema): representação das configurações das unidades de dados e unidades de processos adaptáveis para a solução de um problema ou de um conjunto de problemas.
Outro exemplo de Algoritmo é o problema das Torres de Hanoi que tem como objetivo transferir os três anéis da haste A para a...
tracking img