INTRODUÇÃO

Na atualidade, todas as tarefas podem ser automatizadas por meio de computadores, controladores lógicos programáveis, controladores numéricos computadorizados, etc. E essas ferramentas precisam receber ordens para funcionarem, daí a necessidade de algoritmos.
Algoritmo nada mais é que uma seqüência lógica de passos que o computador executara para que se obtenha um resultado satisfatório. Estas seqüências podem ou não ser executadas dependendo do andamento do algoritmo, porém estes passos sempre serão alcançados em algum momento do algoritmo.
Uma das formas de representar os algoritmos é na forma de fluxograma, que é a representação gráficaem que formas geométricas diferentes indicam ações (instruções, comandos) diferentes. Isto facilita o entendimento das idéias contidas nos algoritmos.

ALGORITMOS

“Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.”
Esta é a definição de algoritmos, que significa uma sequencia de instruções que inserimos em um computador para que ele execute as tarefas que forem pertinentes ao seu programador. Funciona como uma receita de bolo, onde colocamos as ações a serem executadas passo a passo, para que seja compreendido pelamáquina. Um algoritmo não representa, necessariamente, um programa de computador, e sim os passos necessários para realizar uma tarefa.
Dentre as formas de representação de algoritmos mais conhecidas podemos citar a descrição narrativa, o fluxograma e os pseudocódigos também conhecido como Linguagem Estruturada ou Portugol. Neste dossiê irei me aprofundar apenas na representação por fluxogramas, dando apenas breves exemplos das outras duas.
 Na descrição narrativa, descrevemos um algoritmo de forma que o receptor da informação entenda a mensagem e o que queremos, mesmo não conhecendo de algoritmos. Neste tipo de descrição, além de ficar muito grande, [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 04). Algoritmo e fluxograma. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Algoritmo-e-Fluxograma/16157.html

MLA

"Algoritmo e fluxograma" TrabalhosFeitos.com. 04 2011. 2011. 04 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Algoritmo-e-Fluxograma/16157.html>.

MLA 7

"Algoritmo e fluxograma." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2011. Web. 04 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Algoritmo-e-Fluxograma/16157.html>.

CHICAGO

"Algoritmo e fluxograma." TrabalhosFeitos.com. 04, 2011. Acessado 04, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Algoritmo-e-Fluxograma/16157.html.