Algoritmo e Al-Khowarazmi

293 palavras 2 páginas
A origem da palavra algoritmo é muito curiosa. Originalmente a palavra era escrita algorismo, que vem da palavra árabe
Al-Khowarazmi, “o homem de Khowarazm”. Esse era o nome pelo qual o matemático árabe Ibn Musa ficou conhecido. Ele, que viveu no século IX, escreveu um livro chamado Al-jabr wa’l muqabalah através do qual o sistema de numeração usado na Índia chegou à Europa
Medieval. É por isso que, ainda hoje, falamos em algarismos indoarábicos.
Aliás algorismo e algarismo são variantes da mesma palavra e significavam, originalmente, os numerais indo-arábicos.
Com o passar do tempo, a palavra algorismo deixou de significar apenas os números e passou a ser usada também para descrever a aritmética e o cálculo com números. A maneira como algorismo ganhou um “t” não é menos curiosa. Outra palavra usada para número na Idade Média era aritmos – que é simplesmente número em grego.
Alguém, em algum momento, confundiu-se na ortografia e misturou as duas, trocando o s de algorismo pelo t de aritmos. Como, naquela época, os livros eram copiados à mão, uns dos outros, o erro acabou se propagando.
O sentido atual da palavra algoritmo, contudo, é bem mais recente.
Não é claro como a palavra passou a significar método sistemático, mas ela já estava sendo usada mais ou menos neste sentido em 1800. Assim, algoritmo é uma palavra muito antiga, mas que ganhou um significado novo.
Você reparou no nome do livro de Ibn Musa? “Al-jabr” não lhe lembra nada? É daí que vem a palavra álgebra. Hoje em dia dizemos que um algebrista é um matemático que trabalha em álgebra, mas este não era, originalmente, o significado da palavra. No passado, um algebrista era um médico que consertava

Relacionados

  • Regras de Divisibilidade
    4622 palavras | 19 páginas
  • Algoritmo de shor
    23613 palavras | 95 páginas
  • Apostila7 Criptografia
    41905 palavras | 168 páginas