Algoritmo rc6

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
1. Desenvolvimento da cifra 3
2. O algoritmo RC6 4
3. Funcionamento 5
4. Considerações finais. 8
5. Referencias Bibliográficas 9


1. Desenvolvimento da cifra

A cifra RC6 como as RC2/RC4/RC5 foram projetadas por Ronald Rivest, da RSADSI (RSA Data Security INC). Esse algoritmo é muito utilizado em e-mails. Há várias versões: RC2, RC4, RC5 e RC6. Cada uma delas difere daoutra por trabalhar com chaves de maior complexidade. Elas permitem a utilização de chaves de tamanhos variados para proporcionar velocidade na criptografia de grandes quantidades de dados.

Estas cifras se tornam mais seguras escolhendo-se um tamanho de chave maior, podendo estar entre 1 e 2048 bits.

O algoritmo RC6 é uma cifra do tipo block cipher baseado no RC5 que foi desenvolvida comorequisito para competição promovida pelo NIST (National Institute of Standards and Technology) para a definição do algoritmo padrão AES (Advanced Encryption Standard).

Ele foi submetido como candidato ao AES (Advanced Encryption Standard), e para isso foi desenvolvido de forma a satisfazer os requisitos dessa competição norte americana. O RC6 também foi submetido ao NESSIE (New European Schemesfor Signatures, Integrity, and Encryption), algo como um AES europeu, só que mais amplo. O NESSIE envolve algoritmos simétricos, algoritmos assimétricos e esquemas de assinaturas digitais.

Estas cifras se tornam mais seguras escolhendo-se um tamanho de chave maior, podendo estar entre 1 e 2048 bits. O RC2 pode servir muito bem como um substituto para o DES, pois ambos são cifras do tipo blockcipher. O RC4 é uma cifra do tipo stream cipher, desenvolvido em 1990, que é utilizada em protocolos de segurança em redes de computadores, tais como o WEP (Wired Equivalent Privacy) e no protocolo mais recente, 4 WPA (WiFi Protected Access). Este algoritmo foi mantido em sigilo até 1994, quando foi descoberto por técnicas de engenharia reversa. Esta versão não oficial do algoritmo RC4 é distribuídautilizando o nome de “ARCFOUR”, ou ARC4, devido ao nome RC4 ser registrado pela RSA.

O algoritmo trabalha gerando uma cadeia de bits pseudo-aleatórios que é combinada com texto claro utilizado XOR. A geração da cadeia de chave contínua depende da permutação de todas os 256 bytes possíveis e de dois ponteiros de 8 bits. A estrutura interna do gerador utiliza um sistema gerador de chaves (KSA:Key-Scheduling Algorithm) e de um gerador de números pseudo-aleatórios (PRGA: Pseudo-Random Generation Algorithm). A decifragem opera da mesma forma.

O block cipher RC5, é a quinta versão de uma seqüência de melhoramentos em algoritmos anteriores de Rom Rivest, desenvolvido em 1994 e patentiado em 1998, permite a definição do tamanho da chave (0 a 2048 bits), o tamanho do bloco (32, 64 ou 128bits) e o número de rodadas executadas pelo algoritmo de encriptação (0 a 255).


2. O algoritmo RC6

O desenvolvimento do algoritmo RC6TM partiu da idéia de apresentar o algoritmo RC5 para avaliação do NIST como candidato AES. Foram, feitas modificações para aumentar a segurança e melhorar o desempenho - atendendo os requisitos do concurso - porém uma característica do RC5 - o half-round6 -continuou sendo mantida como base para o loop interno do RC6TM. A equipe responsável por essas alterações, ou seja a equipe criadora, é formada por cientistas pesquisadores da RSA Laboratories: Ronald L. Rivest, Mathew J. B. Robshaw, Ray Sidney e Yiqun Lisa Yin.

O RC6TM utiliza uma técnica primitiva de difusão - a multiplicação inteira - para
computar a quantidade de rotações, ou seja, aquantidade de rotações depende de todos os bits dos registradores. O uso desta técnica faz com que o algoritmo possua uma difusão muito mais rápida e permite sua execução em poucos rounds, aumentando a segurança e a taxa de throughput.

Quanto ao escalonamento de chaves do RC6TM, pode-se dizer que é muito parecido com o do RC5, com a diferença que o RC6 -w/r/b8 usa um número maior de palavras...
tracking img