Algoritmo de escalonamento SJF

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 13 (3079 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 2 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto









ALGORITMO

SJF





ELABORADO POR:
OSVALDO RODRIGUES DOS SSANTOS
2º EIC










O QUE É UM PROCESSO????
Processo, no contexto da informática, é um programa de computador em execução.
Em sistemas operacionais, processo é um módulo executável único, que corre concorrentemente com outros módulos executáveis. Por exemplo, em um ambiente multi-tarefa (comoo Unix) que suporta processos, um processador de texto, um navegador e um sistema de banco de dados são processos separados que podem rodar concomitantemente. Processos são módulos separados e carregáveis, ao contrário de threads, que não podem ser carregadas. Múltiplas threads de execução podem ocorrer dentro de um mesmo processo. Além das threads, o processo também inclui certos recursos,como arquivos e alocações dinâmicas de memória e espaços de endereçamento.
A comunicação entre processos é o grupo de mecanismos que permite aos processos transferirem informação entre si. A capacidade de um sistema operacional executar simultaneamente dois ou mais processos é chamada multiprocessamento. Se existirem dois ou mais processos executados em simultâneo e disputam o acesso a recursospartilhados, problemas da concorrência podem ocorrer. Estes problemas podem ser resolvidos pelo gerenciamento adequado de múltiplas linhas de execução ou processos através dasincronização (multitarefa) ou por outros recursos (como a troca de contexto).

REPRESENTAÇÃO
Em geral, processos de sistemas computacionais são formados pelos seguintes recursos:
Um imagem do código de máquina executávelassociado com um programa.
Memória, que inclui o código executável, dados específicos do processo (dados da entra e saída), uma chamada de pilha (para manter a pilha de subrotinas ativas e/ou outros eventos, e um heap (alocação dinâmica de memória) para manter a computação intermediária gerada durante o tempo de execução.
Descritores de sistema operacional que são alocados aos processo, como osdescritores de arquivo do (segundo a terminologia UNIX) ou handles (usado no Windows) e os códigos e sinks.
Atributos de segurança, tais como conjunto de permissões para o usuário que criou o processo, são as operações permitidas.
Contexto de estado do processador, tal como o conteúdo dos registradores, memória física de endereçamento. O estado é normalmente guardado nos registradores quando oprocesso está em execução, e na memória principal caso contrário.
O sistema operacional mantém a maior parte da informação sobre processos dentro de estruturas de dados chamadas Bloco de controle de processos
Qualquer subconjunto de recursos, mas normalmente ao menos o estado do processador, pode ser associado com cada um dos processos threads no sistema operacional, que suporte threads ouprocessos 'filha'.
O sistema operacional mantém esses processos separados e aloca recursos necessários para cada um deles, diminuindo as chances de um processo atrapalhar o outro (e.g.,deadlock). O sistema operacional pode além disso prover mecanismos para comunicação entre processos, permitindo assim interação e comportamento mais seguro entre os processos.

ESTADOS DE PROCESSOS
Não-Submetido
É oprocesso que ainda não está submetido a CPU, está nas mãos do usuário." Até onde interessa ao sistemas ele não existe, porque o usuário ainda não o submeteu. Ele é simplesmente apresentado como sendo o primeiro passo na vida de um processo. O Sistema Operacional, naturalmente, não reconhece esse estado.1 ". Pode por exemplo, ser um arquivoexecutável que está armazenado no HD.
Suspenso
É oprocesso que já foi submetido, porém permanece suspenso até que o horário ou evento programado ao usuário venha acontecer. Processo suspenso é aquele que esta no aguarde de uma entrada de dados.
Pronto
O processo já foi submetido e está pronto para receber a CPU, porém ainda aguarda o escalonador de processos para ter controle da CPU. Processos que estão esperando E/S não se aplicam a esse estado....
tracking img