ALGORITMO DE BRESENHAM: O USO MICROCONTROLADORES PARA TRAÇAR RETAS EM LCDs

2293 palavras 10 páginas
ALGORITMO DE BRESENHAM: O USO
MICROCONTROLADORES PARA TRAÇAR RETAS EM LCDs
Jefferson Zortea Moro
Seminário
Departamento de Engenharia Elétrica - Universidade Federal do Espírito Santo

Cx. Postal 01-9011 - Vitória - ES - 29060-970 – BRASIL jefferson.moro@gmail.com Resumo – Deseja-se com esse artigo mostrar os benefícios proporcionados por um algoritmo que usa apenas variáveis inteiras para traçar retas em displays LCD. As vantagens são aumentadas se for lembrado que o tempo computacional é um bem escasso em alguns circuitos como os micro-controlados.
I – INTRODUÇÃO
Quando um engenheiro precisa fazer um projeto de algum circuito eletrônico, ele tem várias decisões a serem tomadas. Talvez a primeira delas seja a de decidir qual plataforma de desenvolvimento será usada.
Têm-se hoje várias alternativas no mercado:
FPGAs, PSOCs, PLCs, microcontroladores etc. Quando uma das premissas desse projeto é ter uma interface homem máquina, aí aparece uma nova gama de caminhos a se seguir:
LEDs, displays de sete seguimentos, altofalantes, displays LCD, etc. Escolhido o hardware, uma segunda tarefa incumbida ao projetista é a de desenvolver o código a ser
“gravado” no componente controlador, a fim de atribuir valor funcional ao circuito. Às vezes o tempo despendido pelo circuito na interface homem máquina é tão grande, que chega a atrapalhar o seu desempenho. Gerar códigos mais eficientes pode ser a solução para esse problema.
Na seção II desse artigo será dada uma motivação ao uso de algoritmos otimizadores para aplicações em microcontroladores. Na seção III, será apresentado o Algoritmo de
Bresenham, e na seção IV será feita a conclusão. Vale a pena olhar o apêndice A que trás alguns algoritmos interessantes.
II – MOTIVAÇÃO
Traçar curvas elementares, como segmentos de reta ou arcos de circunferência,

requer a construção de algoritmos capazes de determinar na matriz de pixels da superfície de exibição quais pixels devem ser

Relacionados