Algoritimo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

Tópicos Principais:
0. Estrutura de um programa 1. Resolução de problemas 1.1 Algoritmos 1.2 Diagrama de blocos 1.3 Portugol 2. Programa padrão 3. Saída de dados 4. Memória 5. Entrada de dados 6. Processamento 7. Resumo 8. Lista de Exercícios

2

Nesta aula, serão apresentados os principais conceitos de um programa, etapas de resolução de problemas, estrutura básica de um programa,funções básicas de entrada, saída de dados, uso de variáveis, processamento, resumo e exercícios.

0. Estrutura de um programa
Como já visto nas aulas passadas, o conceito que estrutura um programa segue basicamente a própria organização do computador que pode ser resumida da seguinte forma:

Memória Saída

Entrada

Processamento Entrada/ Saída

A seqüência principal de execução é entrada-> processamento -> saída, MAS no decorrer da execução podem ser necessários outros tipos de acesso como, por exemplo, a necessidade ou não de armazenamento de dados temporários (memória) e, por fim o armazenamento ou não fixo de maneira permanente no HD (entrada/saída).

1. Resolução de problemas
Para maior segurança no desenvolvimento de um programa geralmente são adotadas três etapas: 1 –Elaboração do Algoritmo; 2 – Diagrama de bloco; 3 – Portugol.

1.1. Algoritmo
Como já visto nas aulas passadas, algoritmo é uma seqüência de passos finitos com o objetivo de solucionar um problema. Pode também ser definido como uma seqüência de instruções finita e ordenada de forma lógica para a resolução de uma determinada tarefa ou problema. São exemplos de algoritmos: instruções de montagem,receitas, manuais de uso, etc.

3 Um algoritmo não é A solução do problema, pois, se assim fosse, cada problema teria um único algoritmo; um algoritmo é UM CAMINHO para a solução de um problema. Em geral, existem muitos (senão infinitos) caminhos que levam a uma solução satisfatória. Um algoritmo não computacional é um algoritmo cuja seqüência de passos, a princípio, não pode ser executada por umcomputador. Abaixo é apresentado um algoritmo NÃO COMPUTACIONAL cujo objetivo é usar um telefone público. 1 – Retirar o telefone do gancho 2 – Esperar o sinal 3 – Colocar o cartão 4 – Discar o número 5 – Falar ao telefone 6 – Colocar o telefone no gancho Provavelmente você “executou” o algoritmo deste exemplo diversas vezes. O termo algoritmo está muito ligado à Ciência da Computação, mas, narealidade, ele pode ser aplicado a qualquer problema cuja solução possa ser decomposta em um grupo de instruções.

1.2. Diagrama de bloco
O diagrama de bloco, também chamado de fluxo, é uma ferramenta usada e desenvolvida pelo profissional que está envolvido diretamente com a programação, tendo como objetivo descrever o método e a seqüência do processo dos planos num computador. Essa ferramentausa diversos símbolos geométricos, os quais estabelecerão as seqüências de operações a serem executadas em um processamento computacional. Um exemplo de diagrama é apresentado abaixo: Início

X

Fim
Diagrama de bloco

Observações: Os programas Word e VISIO permitem criar diagrama de blocos facilmente. Ao longo do curso serão apresentados os principais símbolos.

4

1.3 Portugol
Para queo algoritmo possa ser útil, é necessário ainda que quem faz uso dele conheça os termos utilizados nas instruções. O algoritmo do exemplo só será útil para alguém que seja fluente na língua portuguesa e conheça o significado dos verbos Retirar, Colocar, Esperar assim como dos substantivos utilizados no contexto de uma receita culinária. Em outras palavras, é preciso que a linguagem utilizada noalgoritmo seja conhecida tanto por quem o escreveu quanto por quem vai executá-lo. Para que o algoritmo possa ser executado por uma máquina é importante que as instruções sejam corretas e sem ambigüidades. Portanto, a forma especial de linguagem que utilizaremos é bem mais restrita que o Português e com significados bem definidos para todos os termos utilizados nas instruções. Essa linguagem é...
tracking img