Algebra

Páginas: 4 (948 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2011
História


Uma página do tratado al-Kitāb al-mukhtaṣar fī ḥisāb al-jabr wa-l-muqābala, de Al-Khwarizmi, de 830.
As origens da álgebra se encontram na antiga Babilônia, cujos matemáticosdesenvolveram um sistema aritmético avançado, com o qual puderam fazer cálculos algébricos. Com esse sistema eles foram capazes de aplicar fórmulas e calcular soluções para incógnitas para uma classe deproblemas que, hoje, seriam resolvidos como equações lineares, equações quadráticas e equações indeterminadas.
Por outro lado, a maioria dos matemáticos egípcios desta era e a maioria dos matemáticosindianos, gregos e chineses do primeiro milénio a.C. normalmente resolviam estas equações por métodos geométricos, como descrito no Papiro Rhind, Sulba Sutras, Elementos de Euclides e Os Nove Capítulos daArte Matemática. Os estudos geométricos dos gregos, consolidado nos Elementos, deram a base para a generalização de fórmulas, indo além da solução de problemas particulares para sistemas gerais paraespecificar e resolver equações.
O nome "álgebra" surgiu do nome de um tratado escrito por Al-Khwarizmi, um matemático nascido na Pérsia por volta de 800 d.C. em Khwarizmi, atualmente no Uzbequistão,e que viveu em Bagdá na corte do califa Al Manum.
Abū ‘Abd Allāh Muḥammad ibn Mūsā al-Khwārizmī é considerado o fundador da álgebra como a conhecemos hoje. Seu trabalho intitulado: Al-Jabrwa-al-Muqabilah , isto é O livro sumário sobre cálculos por transposição e redução era um trabalho extremamente didático e com o objetivo de ensinar soluções para os problemas matemáticos cotidianos de então.A palavra Al-jabr da qual álgebra foi derivada significa "reunião", "conexão" ou "complementação". A palavra Al-jabr significa, ao pé da letra, a reunião de partes quebradas. Foi traduzida para olatim quase quatro séculos depois, com o título Ludus Algebrae et Almucgrabalaeque.
Na data de 1140, Robert de Chester traduziu o título árabe para o latim, como Liber Algebrae et almucabala. No século...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Algebra
  • algebra
  • Algebra
  • Algebra
  • algebra
  • Algebra
  • Álgebra
  • ALGEBRA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!