Algas protistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Algas Protistas
Algas protistas são aquelas que têm um pigmento verde, a clorofila, responsável pela fotossíntese. Portanto, são autótrofas. As algas podem ter outros pigmentos que lhes conferemdiferentes cores, como vermelho ou marrom. Há dois tipos de algas: as unicelulares e as pluricelulares. As algas as maiorias são aquáticas, mas tem também algumas terrestres que vivem em lugares úmidos.As algas unicelulares são algas vistas por microscopias porque tem uma única célula.
Algas pluricelulares elas são semelhantes a folhas e caules de plantas, mas não são como plantas porque nãoformam tecidos, além do núcleo organizado, possuem uma célula apenas. São algas protistas euglenas, diatomáceas e dinoflageladas.
As euglenas são algas unicelulares que vivem principalmente na aguadoce;

As diatomáceas são algas que possuem pigmentos adicionais á clorofila e constituem os seres vivos mais abundantes no mar;

Os dinoflagelados além de ser um importante produtor primárioespecialmente nos oceanos. O pigmento xantofila peridinina é responsável pela cor marrom-avermelhada ou marrom-dourada que caracterizam estes organismos.

As algas protistas são extremamente importantescomo base das cadeias alimentares nesse ambiente, sendo indispensáveis para a manutenção da vida. Outra grande importância das algas é produção de oxigênio atmosférico, sendo responsáveis por cerca de90% do O2 liberado, algumas são comestíveis - Ágar-ágar: sorvetes, gomas, pudins e outros doces.
(O ágar é um carboidrato utilizado da produção de meio de cultura que alimenta micro-organismos emlaboratórios, Carragin é uma substância gelatinosa muito usada na indústria alimentícia, principalmente na produção de sorvetes.) As algas formam o fitoplâncton e possuem o papel de sustentar direta eindiretamente as teias alimentares aquáticas.
Os líquens são associações simbióticas de mutualismo entre fungos e algas. Os fungos que formam liquens são, em sua grande maioria, ascomicetos (98%),...
tracking img