Alga vermelha resumo

Páginas: 7 (1677 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2013
Alga vermelha, características; cloroplastos a e ficobiliproteinas, xantofilas e carotenóides, reserva celular; amido das florídeas, parede celular; celulose, agua, carragenano. Cloroplastos semelhantes a uma cianobactéria, com tilacóides nao agregados e com ficobilissomos. Tem ocorrência maior em agua salgada mas tb ocorre em agua doce, nao aparece flagelos em nenhum ciclo da vida, comreprodução sexuada, fecundação mais rara, zigoto cresce em uma etapa preliminar, na terceira etapa, cartosporofito, uma etapa que é formada em cima do talo feminino, aconteceu a fecundação forma o carposporofito, um individuo com ramificações pequenino, e cada ramificação forma vários esporos diploides formados por mitose e cada um da origem a um esporofito adulto diploide(1 fecundaçao para milhares deadultos). Cloroplastos tilacoides nao empilhados Pirenoides, região proteinacea de cloroplasto ou p/ acumulo de substancias de reserva de curto prazo. Parede celular; função de resistência a abrasão e dessecamento, parte mucilaginosa, galactanas sulfatadas. Pit plugs sao tampões produzidos através da síntese de proteínas pelo reticulo endoplasmático rugoso, possuem a função de aumentar a coesão entreas cel. Alguns grupos possuem CaCO3, oq dificulta a predação e auxilia na sustentação, a calcificação é favorecida em ambientes alcalinos. O talo das rodofitas calcareas podem ser articulados, geniculo é o nome dessa articulação.
Dinoflagelados, dinophyta é o filo, família dinophycea, ordem(Prorocentrales, Dinophyseales, Peridiniales, Gymnodiniales). Caracteristicas gerais; unicelulares, asvezes sincício, biflagelados com flagelos de tamanho e orientação diferentes (heterocantes); saem da região ventral onde o cíngulo e o sulco se encontram, apresentam 2 tecos (valvas) celulósicas rígidas ( anfiesma) divididas pelo cíngulo em hipocone formados por placas arranjads conforme o tarcon. O sulco é longitudinal e o cíngulo transversal, um dos flagelos é transverso e fica no cíngulo,movimento ondulatório, rotação e propulsão, o outro é longitudinal e segue o sulco direção e funções alimentares. Capa mucosa; glicocalise, Dinocarion; núcleo mesocariotico, facilmente visível. Pigmentos’clorofila a e c2; Beta careoteno fucoxantinas e peridina. Pcp; peridinina clf a proteína captura luz difusa, aumenta a concentração em baixas irradiancias. Produto de reserva; amido. Reproduçao assexuada,eventualmente sexuada, processo(formação do cisto) susbstituiçao da teca por camada amorfa que engrossa por deposição do material, aparecem gotas lipídicas periféricas, desaparecem cloroplastos, diminui organelas, alargamento de vacúolos, ornamentação da teca com espinhos e aparecimento de estigma. Em algumas ocasiões o desencistamento é estimulado por ações antropogênicas, como dragagem, pescade arrasto, ressuspençao de sedimento, agua de lastro. Mitose E! Haploide: 1(n)=2(n) diploide 1(2n)=2(2n); meiose (R!) 1cel (2n)=4cels(n).
Algas verdes; eucariontes, mitocondreas com cristas achatadas, reserva=amido clorofila a e b, múltiplos flagelos isocontes em alguma fase da vida, grupo ancestral das plantas terrestres, carotenoides xantofilas (luteína) e caroteno (beta caroteno), cloroplasto1 com duas membranas. Morfologia; unicelulares ou coloniais. Aparencia; maioria coloração verde claro mas também avermelhadas arroxeadas ou alaranjadas. Generos; chlamydomonas, chlorella; unicelulares coloniais flagelados ou nao, multicelulares, filamentosas cenocíticas e parenquimatosas, ocorrência maior parte em agua doce poucas marinhas, regiões geladas solo e aéreas, associações com liquens,moluscos cnidários mamíferos e poríferos. Parede celular fibrilar(cellose, xilose e manose) n fibrilar(hemicelulose) halimeda deposito de carbonato de cálcio. Flagelos; fase vegetativa reprodutiva ou ambas. Numero variável, geralmente 2-4, isocontes. Simples ou plumosos, pelos ou escamas, mastigonema ausente. Raízes flagelares, simétricas e cruciadas. Estrutura de multicamadas, assimétricas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Algas vermelhas
  • Algas Vermelhas
  • algas vermelhas
  • Algas vermelhas e diatomáceas
  • Resumo algas
  • Algas, resumo.
  • Resumo
  • Cruz vermelha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!