Alfred p. sloan

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de TECnologia de carapicuiba |
Alfred P. Sloan |
A Evolução da Produção de Automóveis |
|
Marquitson José Vale |
21/05/2011 |

|

Alfred Pritchard Sloan Jr.

(1875 - 1966)

  Nascido em 1875 em New Haven, Connecticut , entrou na história com o propósito de consertar algumas falhas na administração das empresas e não só organizou-as como implantou o modelo de umagrande corporação.
A primeira de cinco crianças de Alfred Pritchard Sloan e Katherine Mead Sloan, seu pai foi maquinista e sócio em uma companhia pequena de importação de café e chá. Neto de um ministro metodista, sua família mudou-se (1885) para o Brooklyn onde continuaram particularmente ativos na Igreja metodista.
Estudou em escolas públicas e no Brooklyn Polytechnic Institute, ondesempre obteve graus excelentes e preparou-se para a universidade. Por ser considerado muito jovem só foi admitido para a Massachusetts depois de algum tempo de espera (1892) e formou-se em engenharia elétrica em três anos como o mais jovem da sua turma (1895).
Começou a carreira como um desenhista em uma pequena empresa fabricante de autopeças cujo seu pai era acionista, a Hyatt Roller BearingCompany of Newark (Rolo e Rolamentos de Esferas), New Jersey, onde começou a desenhar para novos acessórios de automóveis. Casou-se (1898) com Irene Jackson de Roxbury, Massachusetts, e no ano seguinte tornou-se presidente da Hyatt. Os equipamentos antifricção da Hyatt tornaram-se um padrão na indústria automóvel e a companhia cresceu rapidamente sob sua liderança.
A Hyatt fundiu-se com váriosoutros fabricantes de acessórios para automóveis (1916), formando a United Motors Corporation da qual se tornou o Presidente. Dois anos depois aquela companhia foi comprada pela General Motors Corporation, fundada (1908) e presidida por seu fundador William C. Durant, e até então General Motors Company, e ele foi nomeado o vice-presidente do setor de Charge of Accessories e sócio do ExecutiveCommittee.
A United Motors foi absorvida pela General Motors (1918), formando assim uma constelação de negócios independentes. Com a GM passando por uma crise devido à redução drástica nas vendas de automóveis, causando sérios problemas de caixa (1920), Willian Durant se demitiu e a companhia foi salva da falência pela Dupont, que tinha interesses na GM e ele, como um dos principais acionistas, foieleito presidente da GM Corp. (1923), sucedendo Pierre Samuel Du Pont (1870-1954).
Presidente da GM (1923-1937), a partir daí, pôde colocar em prática seu Estudo Organizacional que havia preparado anteriormente (1919) onde defendia a descentralização e delegação de autoridade. Para resolver o problema da administração, criou divisões descentralizadas e as transformou em centros de lucro, ecom isso, resolveu os problemas que dificultaram a expansão da produção em massa.
Enquanto Henry Ford dizia que o consumidor poderia comprar qualquer carro desde que um Ford preto, Sloan adotou a estratégia de um carro “para cada bolso e propósito”. Sua linha ia do aristocrático Cadillac ao proletário Chevrolet. Resultado: em 1940, a GM alcançou o topo do mercado, com 47,5% das vendas, umaposição que seu concorrente não mais recuperaria.
Tornou-se chairman board, (Presidente do conselho) de diretores (1937-1956), quando ao final desse período, anunciou sua aposentadoria, após 38 anos de dedicação à General Motors, sendo então nomeado Honorary Chairman of the Board, (Presidente Honorário da Diretoria) título que deteve até sua morte em 17 de fevereiro, em New York City (1966) vitima deum infarto.
Foi o fundador do Sloan-Kettering Institute for Cancer Research (Instituto Sloan-Kettering para Pesquisa do Câncer) em 1945 e, aos 90 anos, escreveu suas memórias, onde descreveu a estrutura organizacional da GM, o sistema Ford de produção e os princípios da administração científica de Frederick Winslow Taylor (1856-1915) como os pilares do modelo da organização de negócios da...
tracking img