Alfred marshall

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Alfred Marshall

Nasceu em Londres em 1842, tornou-se um dos maiores pensadores da ciência econômica foi marcado pela situação de sua época, pós revolução industrial, presenciou de perto os impactos positivos e negativos do sistema capitalista de produção. Baseado em seus estudos sobre esse cenário, aprimorou a ciência economica incluindo novas abordagens aos modelos utilizados.
Estudou emCambrige onde também atuou como professor, entre sua formação estão a matemática, física e economia. Seu interesse pela economia nasceu da preocupação com questões sociais como a pobreza proveniente da má distribuição de renda, conseqüências da primeira era industrial. De acordo com ele a solução fundamental dos problemas sociais está na educação da população, idéia difundida até os dias de hoje.Tornou-se um dos principais criadores da teoria do equilíbrio econômico parcial, unificando as teorias clássicas que atribuíam à oferta a determinação dos valores dos produtos, enquanto a teoria marginalista atribuía à demanda o mesmo papel. Marshall aprofundou seus conhecimentos em seu livro Princípios da Economia onde teve como base o estudo da escola Neoclássica ou Marginalista, passando aconsiderar que os preços são determinados ao mesmo tempo por fatores de custos e de demanda.
Dentre as suas teorias, uma delas A Teoria do Valor foi analisada em seu livro fundamentando sua base no fato de nada ter valor próprio, ou seja, as coisas não têm valor, os indivíduos é que dão valor ás coisas mediante as suas próprias necessidades e a sua quantidade, pois quanto maior for a quantidademenor será o valor das coisas e quanto menor for a quantidade maior será o valor das coisas. De acordo com os estudos de Marshall um dos grandes problemas econômicos que enfrentamos é a escassez, não podemos ter tudo o que desejamos. Mesmo tendo recursos materiais abundantes, o tempo seria escasso para que pudéssemos usufruir sujeitando-nos a escolha. Na economia é utilizado três perguntas pararesolver o problema de escassez de recursos: o que produzir; como produzir e para quem produzir. Com isso obtemos melhor utilização dos vários recursos aos diferentes usos, e também a melhor utilização dos bens e serviços produzidos a cada um dos membros da sociedade.
Para satisfazer todas as necessidades humanas são precisos bens, que dificilmente encontram-se disponíveis, necessitando seremtransformados para que tenham valor para as pessoas. A produção é feita a partir de recursos e fatores produtivos como terra, capital e trabalho. Devido á infinidade de recursos a sociedade tem que escolher as quantidades de bens e serviços a produzir, para analisar todas as situações possíveis a economia recorre a um gráfico muito importante, a curva de possibilidade de produção. Ela representa todasas possibilidades de produção que podem ser atingidas com os recursos e tecnologias existentes.
A Lei da Procura e Oferta é a lei que estabelece a relação entre a demanda de um produto, ou a procura de um produto e a quantidade que pode ser oferecida, ou que o produtor deseja oferecer. Quanto menor o preço de um determinado serviço, maior a quantidade procurada, também pode ocorrer quanto maior opreço menor a quantidade procurada. Além do valor, outros elementos também influenciam este comportamento, o poder de compra, a disponibilidade dos serviços e a capacidade das empresas de produzirem determinadas mercadorias com o nível tecnológico desejado.
Da mesma forma que a oferta exerce uma influência sobre a procura dos consumidores, os preços dos bens e serviços também pode aumentar ediminuir conforme a frequência com que as pessoas buscam determinados produtos. Assim, a demanda só vai acontecer se um consumidor tiver um desejo ou necessidade, se ele tiver condições financeiras para suprir essa necessidade ou desejo, e se ele tiver intenção de satisfazê-los.
Com isso Marshall utilizou o gráfico para estudar o funcionamento econômico, onde duas curvas da oferta e procura se...
tracking img