Alfred marshall

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alfred Marshall nasceu em Londres (Inglaterra) em 1842, foi um dos mais influentes economistas de seu tempo. Seu livro, Princípios de Economia (Principles of Economics) procurou reunir num todo coerente as teorias da oferta e da demanda, da utilidade marginal e dos custos de produção, tornando-se o manual de economia mais adotado na Inglaterra por um longo período.



Alfred Marshall nasceuem Bermondsey, um subúrbio de Londres, em 26 de julho de 1842. Filho de William Marshall e
Rebeca Oliver. Seu pai era um caixa do Banco da Inglaterra, de caráter tirânico, cresceu no bairro londrino de Clapham.
Embora tenha sido desencorajado pelo pai a se dedicar à matemática, por ser irrelevante para o clero, que o pai
escolhera para carreira do filho, Marshall estudou em Cambridge, onde sededicou à matemática, à física e,
posteriormente, à economia. Casou-se em 1877 com uma antiga aluna, Mary Paley, que se tornou professora de
economia e sua ativa colaboradora intelectual. Morreu em Cambridge, aos 81 anos, no dia 13 de julho de 1924.

Em Cambridge, Alfred fora professor de economia política de Mary Payley, uma das primeiras mulheres inglesas a alcançar o grau universitário. Os doiscasaram-se em 1877, forçando Marshall a abandonar seu posto em Cambridge em razão das regras daquela universidade sobre o celibato. Ele tornou-se diretor do University College, em Bristol, lecionando novamente sobre economia política. Aperfeiçoou seu “Economia da Indústria” e o publicou em 1879 como um manual para uso dos estudantes de economia; sua aparência simples apoiava- se sobre fundamentosteóricos sofisticados. Marshall alcançou certa fama com seu trabalho e, após a morte de William Jevons (Liverpool, 1 de setembro de 1835 — Bexhill, 13 de agosto de 1882. foi um economista britânico e um dos fundadores da Economia Neoclássica e formulador da teoria da utilidade marginal, que imprimiu novo rumo ao pensamento econômico mundial, especialmente no que se refere à questão da determinação dovalor, solucionando o paradoxo utilidade na determinação dos valores das coisas (por que o pão, tão útil, é barato, e o brilhante, quase inútil, é caro?) que até então confundia os economistas.) Em 1881, tornou-se o mais influente economista britânico de seu tempo.
Em dezembro de 1884, após a morte de Henry Fawcett, Marshall (Nascido em 1833, Henry teve seu brilhante futuro aparentementebloqueado por um sério acidente
em 1858, quando estava com 25 anos de idade, quando explodiu um arma de fogo nas proximidades de seu rosto, deixando-o cego. Apesar de todo o traumatismo, voltou às suas atividades normais, pois continuou a pescar, remar, esquiar, andar a cavalo e caminhar. Chegou mesmo a aprender a jogar baralho. Mais do que isso, continuou seus estudos e especializou-se em economiapolítica.
No ano de 1863 escreveu seu Manual de Economia Política, de grande vendagem.) retornou a Cambridge, como professor de economia política.
Marshall começou a trabalhar em sua obra seminal, os Princípios de Economia (Principles of Economics,) em 1881 e consumiu boa parte da década seguinte trabalhando em seu tratado. O seu plano para a obra gradualmente se estendeu para uma compilação em doisvolumes de todo o pensamento econômico; o primeiro volume foi publicado em 1890 sendo aclamado mundialmente, o que o colocou entre os principais economistas de seu tempo.
Nas duas décadas seguintes, ele trabalhou para completar o segundo volume dos Princípios, que deveria tratar do comércio internacional, do dinheiro, das flutuações comerciais, dos impostos e do coletivismo. Mas sua atenção obstinadaaos detalhes e seu perfeccionismo o impediram de dar conta do fôlego da obra. O segundo volume nunca foi completado e muitas outras obras de menor vulto nas quais ele começara a trabalhar - por exemplo, um memorando sobre política comercial para o ministro inglês das finanças (o Chancellor of the Exchequer) na década de 1890 - foram deixadas incompletas pela mesma razão.
Seus problemas de...
tracking img